domingo, 18 de fevereiro de 2018

Bolo de legumes e noz com compota de abóbora e creme de côco |Saudável|

2 Anos de blog merece bolo! Verdade?
Ok...eu confesso que o bolo foi feito para levar para um Picknick com a família e ao mesmo tempo para festejar o aniversário do mano (que entretanto já é adulto - 18 aninhos :D).
A fotografia da fatia... tirada com um prato de plástico daqueles brancos descartáveis (e não não é ecológico mas tivemos que improvisar!)...até que não ficou mal! Ou era assim ou não havia fotografia!xD

Quanto ao bolo...dizia-vos que este é um bolo saudável! Não porque seja 100% sem açúcar refinado ou porque o podem comer à vontade (porque qualquer doce nunca deverá ser comido regularmente) mas porque considerando o quão maravilhoso ficou de aspecto e sabor e o facto de ter sido utilizado como bolo de aniversário mais elaborado...é muitíssimo mais saudável e equilibrado que qualquer outro bolo de compra convencional! Acreditem!
Então e porque é que eu considero esta uma boa receita:
- Leva uma boa quantidade de legumes (curgete e cenoura) e oleaginosas (as nozes)
- A gordura utilizada na massa do bolo é o azeite (recomendada na dieta mediterrânica, defendida pelo Sistema de Saúde)
- O recheio é feito com uma compota de abóbora assada no forno com mel (sem açúcar refinado)
- Não tem lactose já que em vez das habituais natas utilizei o creme de côco batido.

Ora e como foi um picknick com toda a minha família mais directa (somos muitos...uns 25 por aí) e TODOS amaram o bolo (até o primo Luís que não é muito de gostar de coisas mais saudáveis mas que tinha tão bom aspecto que ia provar...e repetiu!xD)...não me parece que tenham muitas desculpas para não o fazerem e deliciarem-se!





Ingredientes

♥ PARA A COMPOTA (Daria para utilizar em 3 bolos)
1 abóbora peanut 
Mel para regar + 4 colheres de mel
Raspa de 1 limão

♥ PARA O BOLO
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
1 colher de chá de fermento
1 chávena (mal cheia) de azeite
1 chávena (bem cheia) de leite de côco
1 cenoura ralada grosseiramente
1/2 curgete ralada grosseiramente
150g nozes trituradas grosseiramente
6 ovos
Raspa de 1 limão

♥ PARA AS NATAS DE CÔCO
Creme de côco ou Parte espessa das latas de leite de côco bem refrigerada(Comprei KOALA)
2 a 3 colheres de açúcar (meti a olho...recomendo-vos irem adicionando e provando se está ao vosso gosto!)







Preparação

 Nos dias prévios à confecção do bolo deve preparar a compota para que esta tenha tempo de arrefecer! Comece por descascar a abóbora, corta-la em rodelas grossas com 1,5 cm e distribui-las num tabuleiro. Regue generosamente com mel e leve ao forno a 150ºC até que esta esteja muito bem cozida e adquira aquele tom mais castanho pela caramelização do mel. 
(Para saber se a abóbora está cozida espete o garfo e verifique se se não encontra resistência. O ideal é que já esteja a começar a desfazer-se quando a retira do forno).
Uma vez bem assada, transfira tudo para um triturador (eu usei a bimby mas pode usar um tacho e moer tudo com a varinha mágica). Adicione as 4 colheres de sopa de mel e a raspa do limão e triture tudo até obter um puré homogéneo. Leve ao lume uns 40/50 minutos (usei a bimby (40min, 100ºC, vel.1). Guarde num frasco de vidro e após arrefecer conserve no frigorífico.

 Chegou então a altura de preparar a massa do bolo. Pré-aqueça o forno a 180ºC.

 Comece por num recipiente colocar o açúcar e as gemas e noutro recipiente só as claras. Com a batedeira bata primeiro as claras em castelo (e reserve) e depois bata a mistura do açúcar e gemas muito bem batida (é muito importante que nesta fase a massa seja bem batida até estar bem cremosa).

 À mistura das gemas junte o azeite e o leite de coco e bata. Depois a farinha e o fermento e volte novamente a bater até ter uma mistura homogénea. Junte agora a raspa do limão e as claras batidas em castelo e envolva tudo (de baixo para cima) com um salazar ou colher de pau. Finalmente adicione a cenoura, a curgete e a noz e envolva tudo. Está pronta a massa.

 Barre uma forma sem buraco com manteiga. Coloque um circulo de papel vegetal só no fundo da forma e volte a barrar por cima do papel vegetal com manteiga. Polvilhe com farinha. Verta a massa do bolo para a forma e leve ao forno a 180ºC resistência de baixo durante +/- 1 hora (faça o teste do palito para ver se o bolo está cozido já que o tempo de cozedura varia bastante de forno para forno). Tenha em conta que ao levar esta quantidade generosa de legumes o bolo não cresce tanto como habitual e o tempo de cozedura é maior!

 Uma vez cozido o bolo, retire do forno e desenforme! Deixe o bolo arrefecer.

 Prepare agora as natas de côco utilizando aquela parte espessa que vem no topo das latas de leite de côco e bata com a batedeira. Adicione o açúcar e volte a bater até estar homogéneo.

 Finalmente vamos ao recheio e decoração do bolo! Comece por partir o bolo em 3 camadas (há uns "serrotes" ajustáveis em altura que são óptimos nesta parte!). Em cada uma das camadas do bolo aplique uma camada de compota de abóbora e outra de "natas" de côco.

 Decore o bolo a gosto! No caso deste utilizei uvas, mirtilos, framboesas e raminhos de oliveira já meio secos. E por cima apliquei uns toppers (comprei as etiquetas com os dizeres e os paus de espetadas na DeBORLA e depois colei-os em casa) bem a condizer com a situação!

♥ Sirva-se de uma fatia e delicie-se! Depois diga-me se não é de facto uma delicia o bolo! Quero fotografias! :D

PS: O meu irmão não gosta nada de côco e adorou o bolo, mesmo eu tendo utilizado as "natas de côco.









♥ PS IMPORTANTE 
Finalmente posso adiantar-vos que para festejar estes 2 anos de Mylife, My Kitchen, Terça-feira começa um passatempo para se habilitarem a ganhar uns presentes giros, giros, giros! 
Estejam atentos! Darei a informação toda no facebook e instagram! :D

- Bom domingo -


4 comentários:

  1. Respostas
    1. Siiiiiimmmm! Experimenta Liliana porque é mesmoooo muito bom! Depois diz-me como ficou e manda fotografia! :D
      Beijinho

      Eliminar
  2. Great post on "Bolo de legumes e noz com compota de abóbora e creme de côco |Saudável|". As a professional chef i have to appreciate your work. Keep Posting useful posts like this. Keep in touch with my websites- sugarflowers course | cake decorating classes in dubai

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jamal Mohamed thank you so much for your comment! I'm not a professional chef but I really like to cook and this space so I really appreciate your comment! I'm glad you like it!

      Eliminar