sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Migas à Leiria

Para muita gente suponho que esta seja uma das receitas mais banais de fazer em casa! Para mim foi um total desconhecimento durante anos! Falo-vos de Migas! 
Durante algum tempo vivi em Coimbra, enquanto tirava o curso de medicina, e sendo eu de Setúbal, não podia ir a casa sempre que me apetecia. Ora...havia família de coração (daquelas que se conquistam pelo amor e não pelo sangue) em Leiria e portanto o pretexto ideal para de vez em quando lhes fazer uma visita de fim de semana!
Numa das primeiras vezes em que lá fui almoçar disseram-me que migas seria o acompanhamento! Rapidamente na minha cabeça imaginei aquela "papa de pao" com aquele toquinho a alho bem ao jeito alentejano e que eu por acaso até gosto bastante! Começo a ver coves para aqui, feijão para acola, broa...nahhh estão a enganar-se na receita! 🤔
Percebi então nessa altura que migas não era bem a mesma coisa no país todo...e fiquei então nessa altura a conhecer as migas à Leiria. Desde aí já as comi umas quantas vezes e volta e meia cá em casa são acompanhamento! E gosto muito! Quem já conhece esta receita? 





Ingredientes


♥ 6 folhas de couve cortadas para caldo verde

♥ 1 cebola

♥ 7 dentes de alho

♥ 1 fio de azeite

♥ Sal marinho integral

♥ 1 colher de chá de alho em pó 

♥ 1/4 broa

♥ 1/2 lata de feijão preto bem escorrido







Preparação


 Comece por escaldar as couves: num tacho meta água e sal, leve ao lume e uma vez a ferver adicione a couve e deixe-a até que esteja amolecida. Escorra bem e reserve.

 Pique agora a cebola e os alhos e coloque-os num tacho com um fio de azeite e sal. Leve ao lume até que a cebola comece a amolecer ficando transparente.

 Prepare a broa cortando-a em pequenos pedaços quase "esfarelando". Junte-a ao refogado anterior e adicione o alho em pó. Reajuste temperos se necessário.

 Finalmente ao refogado junte o feijão e as couves. Misture tudo e está pronto! Se gostar pode adicionar alguns coentros! 

 Bom apetite!










Uma receita simples mas saborosa! Experimentem...ou repitam-na!

 PS: Boa sexta feira! Sorriam, vem aí o fim de semana! 


Sem comentários:

Enviar um comentário