sábado, 3 de fevereiro de 2018

Bulgur de Legumes

Voltei! Como vos disse tenho tido imenso trabalho o que me deixou muito pouco tempo para vir aqui...no entanto não me esqueci totalmente do blog! Não, não! 

A verdade é que ando a preparar coisinhas para vocês que tenho a certeza que vão adorar! 
Quero dar um refresh no blog, dedicar-me mais à comida e hábitos de vida saudáveis... mostrar-vos coisas bonitas por dentro e fora, literalmente! Partilhar convosco parte do que tenho andado a fazer e que também contribuiu para não poder vir aqui! Dedicar-me mais a vocês e partilhar mais, muito mais!
Acho que dentro de pouco tempo terei novidades muito boas! Mortinha para vos mostrar! Mas vou ter que me aguentar mais um bocadinho! Curiosos? :P

Enquanto não vos posso contar o que ai vem está na altura de partilhar mais uma receita convosco. Esta é muito simples mas ainda assim um dos acompanhamentos de que gosto bastante...ou não fosse eu uma imensa adoradora de bulgur (mais ainda do que arroz...e olhem que eu antes já me achava uma "arrozeira de gema" xD).
O bulgur é um cereal com gluten, muito rico em fibra e minerais muito usado na cozinha saudável! A textura é quase a dos cuscuz só que maior o que me agrada mais por poder sentir a textura mais granulada! A cozedura faz-se exactamente como a dos cuscuz: água a ferver deitada por cima do bulgur, cobrindo-o e tapar com película aderente! Rápido e prático, excelente para uma refeição!
Acompanhei-o com um peixinho no forno com crosta de broa e espinafres, cuja receita virá já nos próximos posts.





Ingredientes

♥ 1 cenoura grande

♥ 1 pimento vermelho

♥ 1/2 cebola

♥ 5 dentes de alho

♥ 1 fio de azeite

♥ 1/2 colher de chá de açafrão das Índias

♥ Pimenta preta q.b.

♥ 1/2 molho de coentros

♥ 10 folhas de hortelã

♥ 1 caneca de Bulgur





Preparação

 Comece por cozer o bulgur tal como lhe disse lá em cima: Coloque o bulgur numa taça, tempere com um pouco de sal e misture. Cubra-o totalmente com água a ferver e tape com película aderente. Deixe-o cozinhar nesse vapor...irá absorver essa água! Uns 10 a 15 minutos depois retire a película e mexa com uma colher. Reserve.

 Agora pique grosseiramente a cenoura e o pimento (eu usei a Bimby vel.4, 15seg). Reserve.

 É altura de picar a cebola e os alhos e de seguida transfira-os para uma tacho e adicione 1 fio de azeite e sal marinho integral. Deixe refogar até que a cebola comece a amolecer e a ficar mais transparente.

 Pique agora grosseiramente os coentros e a hortelã. Reserve.

 Ao refogado anterior junte agora a cenoura, o pimento, os temperos (o açafrão e a pimenta preta) e as ervas aromáticas (os coentros e a hortelã). Misture tudo e deixe ao lume uns 5 minutos.

 Finalmente junte o bulgur já cozinhado e mexa tudo. Se necessário reajuste temperos. E está pronto a servir! 









Sem comentários:

Enviar um comentário