sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

E afinal como é a minha alimentação?

Desde que tenho o blog várias pessoas à minha volta têm-me perguntado se sou vegetariana.
Posto isto pensei...acho que pouco vão sabendo de mim e a verdade é que nunca me expressei muito claramente sobre este tema (pelo menos aqui no blog)!

Decidi então escrever-vos sobre isto!  Escrever-vos sobre o que aplico no meu dia-a-dia! Sobre a minha alimentação! Sobre como cheguei aqui!

A resposta é "Não! Não sou vegetariana". Mas quase... :P Vou-vos explicar!

Eu costumava ser aquela miúda que "Tiram-lhe a carne, tiram-lhe tudo!". "Peixe...ehhh é bom mas carne é melhor!". 
Os legumes acho que sempre fizeram parte da minha alimentação e nunca fui muito chatinha nessa parte! Os pais fizeram aqui um bom trabalho!:P 
De qualquer das formas pratos vegetarianos sempre fizeram parte do menu lá de casa, um aqui outro acolá, assim de vez em quando. Sempre fomos de bom garfo e comíamos de tudo um pouco!

A uma dada altura da minha vida, por motivos de saúde fui "encostada a parede" e rapidamente me questionei sobre a alimentação que tinha! Estudei muito, procurei muito, li muito! Lembro-me de começar a seguir uns quantos blogs desta área (alguns que hoje, passados anos, são autores/as de livros bem conhecidos no tema vegetarianismo) e de pouco a pouco ir conhecendo os ingredientes e o mundo imenso de coisas giras que é possível fazer dentro de uma alimentação vegetariana/vegan. Tive também algum acompanhamento no Instituto Português de Macrobiotica, com o Francisco que sabia imenso sobre o tema da alimentação.
Por esta altura pouco ou nada se comia de carne lá em casa, peixe só muito de vez em quando e o que de facto predominava era a comida vegetariana, muitas vezes vegan! Para além disso havia um cuidado imenso na escolha dos ingredientes, excluindo produtos processados, privilegiando o biológico e o caseiro e praticamente tudo homemade.

E agora perguntam-me vocês:

"Foi fácil a mudança?" 
"Como é que isso aconteceu?"


E sobre isto a minha opinião é que a mudança foi fácil mas deu muito trabalho. E não comecem já a dizer que sendo assim não vai dar para tentar! Eu vou-vos explicar como é que isto aconteceu!

Enquanto que quando cozinhamos pratos de carne, peixe, mariscos... o sabor da comida é logo imprimido por estes ingredientes, na comida vegetariana a verdade é que uma parte dos produtos fornecedores de proteína de origem vegetal não têm grande sabor...o que faz com que se a comida não for bem confeccionada o prato acabe por ficar sem jeito. E é aqui que entra um bom conhecimento sobre a diversidade imensa que há de alimentos, frutas, legumes, especiarias, ervas aromáticas... para nos certificarmos que sabor (e do bom!) não vai faltar!
Para além disso, um outro tema que se discute quando o assunto é alimentação vegetariana é o défice nutricional que pode existir neste contexto! E sobre isto a verdade é que é importante conhecerem o que estão a meter no prato para saberem como têm que combinar os ingredientes para se certificarem que nenhum nutriente vai estar em falta!

Por estes dois motivos é que vos digo que entrar nesta alimentação deu muito trabalho...porque implicou estudar muito sobre e ler muito sobre. Porém, se tiverem alguém que vos acompanhe ou que vos ensine, com conhecimentos nesta área, este problema fica ultrapassado. Verdade?

Em relação aos sabores e ao estilo de comida...foi fácil já que continuei a volta e meia comer o que inicialmente gostava (e portanto não sentia o síndrome da privação) e pouco a pouco fui aprendendo a ouvir o meu corpo que me ia dizendo o que me "caia bem" e o que com o tempo foi deixando de "cair tão bem". A verdade é que o organismo, se o deixarem, sabe dizer-vos o que quer e não quer e, mais uma vez, se deixarem, irão perceber que o que ele quer bate exactamente com o que se fala por ai que é uma alimentação saudável. 

Digo muita vez isto e acredito profundamente nisto (por experiência própria e com os meus mais próximos que me acompanharam neste percurso):

"O paladar educa-se!"


E acreditem que já ouvi muita vez a premissa do "Tu só dizes isso, porque nunca provaste um bom bife!". Meus amores eu nasci a adorar bifes, sei o que é um "bom bife" mas simplesmente já não é o que me sabe mesmo bem! Foi um processo...natural...até chegar aqui e que francamente não me arrependo nada!


Portanto, afinal como é que é a minha alimentação hoje em dia? 

Como de tudo! Em casa cozinho vegetariano! Se vierem uns amigos a casa, normalmente alinham comigo (e olhem que já tive deles cá bem esquisitinhos) e ainda não os desiludi (acusem-se! xD). Se for mesmo necessário facilmente cozinho carne ou peixe! Quando saio ou estou com a família e amigos alinho no que comerem! Sendo que tenho sempre as minhas preferências: enchidos e coisas com muita gordura já não me sabem bem e não me dizem nada (e acreditem que eu não era assim!), entre a carne e o peixe prefiro de longe peixe e o que me deixa mesmo confortável é um belo prato vegetariano (que acreditem que podem ser muitooooooo bons!).


Espero que tenham gostado do post! Eu sei que foge um pouco ao registo habitual mas senti a necessidade de partilhar mais convosco sobre o tema! :)

Obrigada por estarem desse lado! 

Sem comentários:

Enviar um comentário