sexta-feira, 4 de maio de 2018

A mesa para a mãe

Se tivesse que escolher alguém para dedicar uma mesa assim, facilmente pensaria na família...na minha!

Pai da cidade, mãe do campo. Eu e o mano fica-mo-nos ali no meio...é que a vida acontecia entre a casa dos pais no campo e a escola e os amigos na cidade!

Lembro-me de gaiata não achar uma grande piada a esta coisa de viver lá nas ruralidades! Os amigos eram da cidade (e pouco conhecia quem vivesse perto de mim), os trabalhos eram sempre na casa dos amigos porque os pais deles achavam sempre que eu vivia onde o sol não chegava (haha), passavam 3 autocarros por dia, tinha que apanhar 2 autocarros para a escola e ainda andar um outro tanto. Ainda por cima a cada vez que saia para andar de bicicleta vinham 500 cães (que andavam sempre por ali soltos) a correr atrás de mim para me morder porque achavam um máximo esta coisa de um humano a pedalar (vá-se lá perceber por quê xD).

No meio disto há toda uma história de muitos anos a fazer vindima e uns episódios de apanha de batata (que para quem não sabe é o terror das costas já que andamos horas e horas agachados)...que no fim de cada um desses dias se traduziam sempre num cansaço de morrer, uma roupa velha e feia, narinas entupidas de pó até não dar mais...e a água do banho nem vos conto de que cor era para não se assustarem! Ponto positivo disto...o dinheiro que ganhava pelo trabalho intenso que tinha! Negociatas de avô e neta...mas já vos digo que levava o compromisso muito a sério e não era de o deixar ficar mal! :D

Ora confesso que hoje a perspectiva mudou! O que na altura me parecia a maior seca imaginável... hoje olho e vem com bagagem, com recordações que recordo com carinho que me fizeram crescer e aprender, que fizeram de mim uma pessoa mais consciente do que queria e não queria para a vida! Logo aí soube que vida de campo é dura, muito dura mesmo e que se não queria ficar-me ali tinha que me por a mexer!  Estudar era o passaporte! Acho que resultou! Já lhe meti alguns bons carimbos! :P

E daqui transporto-me para esta mesa linda de morrer feita com estes legumes maravilhosos que tão bem me lembram infância, terra e as pessoas que a trabalham. Para elas o meu mais profundo respeito! Merecem-no!

Para a mãe, cujo dia se aproxima (pelo menos assim o dizem) ficam estas fotos com aquele beijo gigante de "adoro-te".

Para vocês...a partilha de mais um pouco de mim! Pode ser? 

- BOA SEXTA-FEIRA, A ANTES DO DIA DA MÃE -
























Fotografias de The pretty blog


Sem comentários:

Enviar um comentário