terça-feira, 15 de maio de 2018

Bolo caseiro de cenoura e noz

Meus amores! Bom diaaaaa!
Então é assim...é dia de banco e é preciso reforço energético! Quem é que paga com o assunto? Vocês! Porque vão ter direito a receita de bolinho! xD
Já lá vai algum tempo desde que fotografei este bolo mas digo-vos já que é um dos meus favoritos! Na altura fiz em jeito de mimo e como já era fim de tarde as fotos estão escuras! Perdoem-me! :/
Quanto à receita...não é extra saudável já que leva açúcar refinado mas de qualquer das formas reduzo sempre bastante a quantidade de açúcar em relação a receitas que normalmente me dão e portanto considero que tem o mínimo de açúcar possível num bolo! Leva noz, leva cenoura (ou curgete) e fica ótimo! Experimentem!



Ingredientes

 1,5 chávenas de açúcar

 2 chávenas de farinha

 1 chávena de azeite

 1 chávena de leite vegetal

 2 cenouras raladas

 150g noz moída

 6 ovos

 1 colher chá de fermento em pó

 Raspa de 1 limão






Preparação

 Comece por colocar o açúcar num recipiente grande e de seguida junte as gemas. À parte ficam as claras que será a primeira coisa a bater em castelo e de seguida bata então a mistura do açúcar com as gemas até obter uma mistura homogénea e o mais aveludada possível (nesta fase é importante que bata bem a mistura).

 Ao preparado das gemas junte o leite e bata. De seguida junte a farinha, o fermento e o azeite e volte a bater. 

 Junte agora ao preparado anterior as claras e envolva suavemente de cima para baixo (sem que a massa perca o ar que tem!). 

 Finalmente junte as nozes picadas, a cenoura ralada e a raspa de 1 limão e mistura tudo suavemente.

 Prepare agora uma forma grande, barrando com azeite/manteiga e polvilhando com farinha. Transfira a massa para a forma e leve ao forno a 180ºC (este é um bolo grande que à partida estará 1h no forno mas façam sempre o teste do palito quando desconfiarem que está cozido).

 Sirvam com um chá/café naqueles pequenos almoços de fim de semana! Et voilá...bom apetite! :)






Sem comentários:

Enviar um comentário