sexta-feira, 11 de maio de 2018

Irlanda - Parte 1

Foi algures junto à páscoa que eu e a família (mãe, pai e mano) fomos até à Irlanda.
Não é que eu adore estas épocas festivas para viajar, uma vez que as viagens ficam sempre mais caras mas a verdade é que o mano tem aulas e nós temos que nos encaixar no calendário escolar dele se queremos que ele vá. Não tínhamos nenhuma ideia em particular de sítio a ir...o plano era pesquisar e ver o que nos agradava de viagens e preços. Et voilá...a Irlanda foi a eleita.

Comprámos passagem para Dublin e decidimos que o ideal seria alugar um carro para podermos ir conhecer outros sítios! Decisão muito sensata desde que quem vá conduzir tenha relativo à vontade em experimentar carros diferentes (tipo...com volantes à direita! xD)

Fomos 5 dias, já com viagem completamente planeada, desde roteiro, aluguer de carro, estadia...

A entrada no país pode ser feita com cartão de cidadão ainda que passemos sempre pelas cabines da polícia nacional para identificação.

A viagem foi pela Aer Lingus (companhia irlandesa), correu tudo lindamente! Quando chegámos era de madrugada (3h da manhã?) e decidimos que já não valia a pena hotel para essa noite! Lá ficamos nós no aeroporto até amanhecer e ser horas de levantar o carro! (Sim, os daddys alinham melhor nisto do que eu que fico cheia de neura do sono e com uma certa rabugice! hahaha). Confesso que ainda dormi um bocado por lá meio deitada meio sentada e mais teria dormido, não fossem eles meter a música a tocar para o pessoal acordar! xD

Para o aluguer do carro a carta de condução de Portugal é suficiente e os carros são bem tratados com um funcionamento das companhias de aluguer semelhante a Portugal excepto o seguro contra todos os riscos que é uma pequena fortuna (nós pagámos 300€ pelos dias que lá tivemos, só de seguro).
Fomos avisados no momento do levantamento que todas as autoestradas eram pagas na portagem (e muito bem pagas a preço de ouro :p) nesse momento excepto a M40 que só posteriormente à devolução do carro é que o valor seria cobrado. 
Quanto ao volante...escuso de dizer que o facto de ser à direita é todo um atrofio! O meu pai foi o condutor e é todo um aventureiro e desenrascado nisto mas a verdade é que a adaptação ainda custa um bocado e a maior parte das vezes tem que se processar tudo de maneira oposta ao que se aprende em Portugal! É preciso muita atenção!

Vamos ao roteiro da viagem?

- DIA 1: DUBLIN -

Este dia foi todo para passear por Dublin. Confesso que não foi uma cidade pela qual me perdesse de amores... é gira mas há mais giras sinceramente! Achei-a cinzenta...talvez porque o tempo não tenha ajudado! A verdade é que as algumas pessoas com quem falei sobre a capital, a opinião divide-se entre o gostei muito ou gostei mais ou menos (tipo eu!):P Ainda assim sou sempre da opinião de "não deixem de visitar, assim têm uma opinião para dar!"

Uma boa dica para quem vai conhecer a cidade a pé é irem até um posto de turismo próximo e perceberam onde e a que horas se realizam os "walk in". Normalmente estes são passeios com guia e com valores muito simpáticos. No nosso caso até nem cobravam nada e no fim cada um dava o que queria.

Outra opção são os Hop on, Hop off...os autocarros turísticos que fazem tour por toda a cidade. Há deles por todo o lado por isso facilmente conseguem informações!


Pontos de interesse por lá:
- O zoo (Phoenix park): deixávamos para ver no último dia mas estava a chover tanto, tanto mas tanto que desistimos...mas acho que teria gostado bastante e fiquei com muita pena de não ir lá!

- Guiness Storehouse: É a fábrica da cerveja artesanal Irlandesa. Um autêntico icon nacional. Conta a história da cerveja. A entrada é cara e deve ser marcada previamente ou arriscam-se a horas de filas enormes.

- St. Stephens Green: É um jardim fofinho muito agradável com lagos, patos e arranjos de flores e jardins muito giros.

- Grafton Street: É a avenida principal de Dublin, por onde só circulam a pé ou de bicicleta, onde há imensas lojas e artistas de rua que trocam imensas vezes (se passares para um lado estão uns e a seguir de passares para o outro lado arriscaste a que já não sejam todos os mesmos!)

- Kilmainham Gaol: em tempos uma prisão onde foram prisioneiros e executadas algumas entidades importantes de revoluções irlandesas. Hoje um museu. Não visitamos o interior já que quando chegamos a hora permitida para entrada para a última visita já tinha terminado. Fica perto do museu da cerveja, já mais na periferia.

- Dublin Castle: Mesmo no meio de Dublin. É giro mas perdi-me mais nos castelos que fui visitando fora de Dublin já que são mais imponentes e majestosos... tipo game of thrones. :P

- Temple Bar: Um bar emblemático da cidade mais concretamente do bairro de Temple. Há vários bares típicos por lá e mais baratos se quiserem experimentar ainda que este seja o the one...ficou famoso!

- The spire (monumento da Luz): É enorme, tem 120m e custa a encaixar na objectiva da máquina fotográfica a não ser que estejam longe! :p Passei por ele...mas não tirei fotos! Fail!

- Saint Patricks Cathedral: Mesmo no centro da cidade. É a maior igreja da Irlanda, datada do século XII. É onde está sepultado Jonathan Swift, autor de " As viagens de Gulliver". Estava encerrada quando lá fui mas frequentemente tem concertos e corais. 


- Saint Patricks Cathedral -










- St. Stephens Green -







O pai, o mano e a mãe no St. Stephens Green. Tão fofos! <3









- Grafton Street -







- Temple Bar -









- Dublin Castle -









- Guiness Storehouse -




- DIA 2: BRÚ NA BÓINNE/ GLENDALOUGH -

Depois de uma noite bem dormida em modo Airbnb, seguimos rumo a norte de Dublin em direcção a Brú na Bóinne, County meath.
São uns 45 minutos de viagem a partir da capital e digo-vos que é um sítio lindíssimo que vale muito a pena ir! Basicamente por lá encontram formações em pedra (Stone age) do neolítico rodeadas de prados verdejantes de perder a vista, onde em tempos viveram povos cuja história se conta alí! Nós escolhemos fazer a visita guiada a um dos pontos e desde a explicação, ao passeio de autocarro (tipo aqueles da carrinha mágica, lembram-se?!) ao local em si! Excellent! Já não me recordo bem dos valores da visita mas não é caro...é prai 8€ por pessoa, com uma duração de 1,30h , com transporte até ao local incluído e guia.
Uma das peculiaridades que me chamou a atenção foi o facto de existir um alinhamento do sol com as tumbas apenas durante o solstício de inverno! Nós como não fomos nessa altura...a guia fez-nos uma demonstração! :)

Por ali ainda piquenicámos com as compras que tínhamos feito previamente no supermercado e depois disso estávamos prontos para seguir então rumo a sul.

Próxima paragem: Glendalough, County Wicklow
E aqui...de perder completamente as estribeiras com tanta beleza! É um local de paisagem natural com algumas construções datadas do antigamente, onde se destaca a torre inserida entre prados enormes lindos e de riacho a passar por ali e depois um cemitério daqueles mais antigos meio em ruínas que não sendo eu particular apreciadora de cemitérios (para não dizer nada apreciadora!), gostei deste! :)
Por lá ainda haviam restos de neve já que tinha nevado a sério nas semanas anteriores. Nós apanhamos uma chuvinha que nos levou depois a um chocolatinho quente para cada um no café fofo do hotel de lá!

E pronto. Neste dia ainda seguimos para a cidade de Kilkenny, onde já chegamos à noite e fomos super bem recebidos no local onde ficamos hospedados. Mas os detalhes desta cidade amorosa deixo para o próximo post já que só no dia a seguir é que visitamos a cidade.
O jantar nesta noite foi já aqui, indicado por um habitante de Kilkenny, num restaurante asiático maravilhoso (era domingo de páscoa e não tínhamos muitas escolhas)...se quiserem depois posso dizer-vos como se chamava.


- Brú na Bóinne -

























- Glendalough -





























- Restaurante Asiático em Kilkenny -



Bem...hoje é isto que tenho para vos mostrar! Gostaram? Com vontade de lá ir?
A seguir vem a segunda parte da foto-reportagem da Irlanda e com sítios lindíssimos, portanto não se esqueçam de passar por aqui para ver o que falta!

- Beijinho. Boa sexta-feira -



Sem comentários:

Enviar um comentário