quinta-feira, 31 de maio de 2018

Torta de legumes

Bem...a mãe tem andado uma cozinheira nata! De vez em quando chegam-me fotografias de algumas novidades que lá aconteceram na cozinha dela! Ora por um destes dias numa mensagem dizia-me a mãe que tinha feito um rolo de legumes...sem saber receita nem nada, pensei... excelente ideia! Também vou fazer um à minha maneira com o que tenho cá em casa! E aqui têm o resultado!
Ficou mesmo muito bom e parece-me ótimo para apresentar numa festa como entrada ou mesmo como acompanhamento num prato principal! Os legumes...sintam-se livres para usar os que tiverem por casa, o ponto é sempre o mesmo, usar a mistura dos ovos para servir de ligando! :)

Excelente ideia para experimentarem neste feriado, certo?
Vamos à receita?




Ingredientes

 1 cebola
 6 dentes de alho
 1/2 alho francês
 1 fio de azeite
 Sal marinho integral
 2 cenouras
 1 pack 400g salteado gourmet do lidl 
 1 colher de café de gengibre
 1 colher de chá de alho em pó
 150g cogumelos laminados
 1 mão de salsa
 1 mão de coentros
 queijinhos mozarella mini
 6 ovos
 1 chávena mal cheia de bebida vegetal
 1/2 chávena de farinha
 Pimenta preta q.b.
 Flor de sal q.b.

 Mistura de oleaginosas trituradas q.b. para cobrir a torta









Preparação

 Comece por laminar a cebola, o alho francês e os dentes de alho. Transfira para uma  frigideira grande. Junte 1 fio de azeite e sal, leve ao lume e deixe a cebola amolecer. 

 Enquanto o refogado fica ao lume trate do resto dos legumes: corte a cebola em cubos e pique grosseiramente a salsa e os coentros. Reserve.

 Adicione a cenoura e a mistura gourmet para salter (usei este porque era o que tinha cá em casa pronto a utilizar mas sintam-se livres para usar o que quiserem) ao refogado e tempere com gengibre, alho em pó e pimenta preta q.b. Deixe cozinhar ligeiramente (até a cenoura começar a ficar menos dura).

 Finalmente junte os cogumelos, a salsa e os coentros e reajuste temperos. Deixe mais uns 5 minutos ao lume e retire. Reserve.

 Agora à parte bata os ovos, com o leite vegetal e a farinha. Tempere com sal e pimenta q.b.

 Vamos então à parte da preparação da torta: barre um tabuleiro grande (usei aqueles do forno) com manteiga e forre com papel vegetal (deixe um bordo de cada lado para que depois, após cozinhada, possa agarrar nesse bordo para começar a enrolar a torta). Distribua o conteúdo do refogado de legumes pelo tabuleiro, uniformemente. Agora corte os queijinhos mozarella em metades e distribua igualmente pelo tabuleiro. Finalmente espalhe a mistura dos ovos por cima dos legumes, certificando-se mais uma vez que está mais ou menos bem distribuído. 

 Leve o tabuleiro ao forno a 180ºC e deixe cozinhar até que comece a dourar(deverá demorar cerca de 30 minutos mas mantenha-se atento).

 Finalmente retire a torta do forno e prepare-se para a enrolar enquanto ainda está quente (é mesmo importante que o façam sem que esta arrefeça).

 Com o bordo de papel vegetal que ficou num dos lados, seguram com cuidado e começam a ajudar a enrolar a torta. No início terão que dar o jeitinho para que esta fique bem enrolada mas depois é só com o papel ir empurrando para que a torta se enrole. É fácil mas devem ser cuidadosos para que o papel não se rasgue! :)

 Finalmente transfiram a torta para um pratinho, com a ajuda de espatula e cubram o exterior com uma mistura de frutos secos triturada (usei noz e caju). Sirvam! Bom apetite! :)










1 comentário:

  1. Aiiii, que bom aspecto :D Adorei!
    Obrigada pela partilha
    Um beijinho

    https://amaria-do-mar.blogspot.com/

    ResponderEliminar