domingo, 29 de abril de 2018

Lentilhas estufadas

|É DIA DE CONVIDADOS|

Bom dia, bom dia! Prometi-vos surpresas por aqui e aqui vem ela!
Hoje o espaço é de partilha! De partilha não só convosco que me leem desse lado, como com a convidada autora da receita de hoje! Pois é...apresento-vos a Sara, minha conterrânea, autora do blog Nem acredito que é saudável!
Conhecem? O blog é super giro com receitas deliciosas, originais e com um excelente aspecto! Há anos que o acompanho, quase desde o início de me ter dedicado à alimentação saudável! E tal não foi a minha surpresa quando uns anos depois vi nascer o livro da Sara, com o mesmo título do blog (Nem acredito que é saudável - Livro) e que para quem ainda não o tem, recomendo-vos que o comprem, porque tal como o nome diz tem assim daquelas receitas que são tão tão boas de aspecto e sabor que até custa a crer que são healthy! xD

Ora e como surgiu isto de trazer uma receita da Sara ao meu blog? Eu e a Sara já falávamos de vez em quando, no instagram, e assim que lhe expliquei a minha ideia e lhe propus ser uma das minhas convidadas, o sim foi rápido e imediato!
E aqui está ela hoje com uma receita de Estufado de lentilhas! Prático de fazer, muito equilibrado nutricionalmente e que certamente, para quem anda pouco nestas andanças de utilizar ingredientes diferentes, vai-vos ajudar a diversificar ao utilizarem outra leguminosa - as lentilhas!
Querem a receita? Aqui vai ela!



Ingredientes

 0,5L de água
 150 g lentilhas castanhas
 1 cebola média picada
 2 dentes de alho picados
 1 fio de azeite
 1 cenoura às rodelas
 400 g tomate cortado em pedaços
 sal, q.b.
 pimenta preta q.b.
 1 colher de sopa de sumo de limão
 1 c. chá de ervas da Provence
 Coentros picados






Preparação

 Coloque as lentilhas de molho, com água a cobrir, pelo menos durante 3 horas. Passado o tempo escorra a água das lentilhas e ponha-as a cozer com 500ml de água e sal durante 20 minutos. Retire e reserve.


 Coloque num tacho a cebola, o alho, a cenoura , os pimentos e o azeite e salteie durante uns minutos, até a cenoura e a cebola amolecerem.

 Adicione o tomate picado, as lentilhas, as ervas e tempere com sal e pimenta. Envolva tudo e deixe cozinhar cerca de 15 minutos.
Junte o sumo de limão e os coentros picados. Cozinhe mais 5 minutos.

 Retire do lume e sirva. Bom apetite.


Sem comentários:

Enviar um comentário