segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Aquela casa de praia |podia ser a minha|

Bom dia meus amores!
Estamos a começar a semana e gosto de o fazer com muita luz, energia positiva, optimismo e muita vontade de "bora lá, que há muito para fazer e outro fim de semana ha-de estar por vir! Desfruta da semana... que tu até fazes o que gostas!👌"
Para além disso esta semana há congresso e vai ser com vista para o mar! Perfect spot para trabalhar!🔆 Não acham?
Ora...e com o mar como fundo e estes dias de sol é inevitável não pensar em férias! E em casas de férias! E se eu tivesse uma vos garanto que uma das minhas eleições seria este tom leve, branco com o toque da madeira e aqui e ali aquele apontamento azul do mar que fica lindo, desde que não seja  em excesso!
Ora vejam lá e digam-me se também não gostavam de uma assim!?

- Good Morning sunshine -



sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Migas à Leiria

Para muita gente suponho que esta seja uma das receitas mais banais de fazer em casa! Para mim foi um total desconhecimento durante anos! Falo-vos de Migas! 
Durante algum tempo vivi em Coimbra, enquanto tirava o curso de medicina, e sendo eu de Setúbal, não podia ir a casa sempre que me apetecia. Ora...havia família de coração (daquelas que se conquistam pelo amor e não pelo sangue) em Leiria e portanto o pretexto ideal para de vez em quando lhes fazer uma visita de fim de semana!
Numa das primeiras vezes em que lá fui almoçar disseram-me que migas seria o acompanhamento! Rapidamente na minha cabeça imaginei aquela "papa de pao" com aquele toquinho a alho bem ao jeito alentejano e que eu por acaso até gosto bastante! Começo a ver coves para aqui, feijão para acola, broa...nahhh estão a enganar-se na receita! 🤔
Percebi então nessa altura que migas não era bem a mesma coisa no país todo...e fiquei então nessa altura a conhecer as migas à Leiria. Desde aí já as comi umas quantas vezes e volta e meia cá em casa são acompanhamento! E gosto muito! Quem já conhece esta receita? 




terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Giveaway |2 anos de Blog e de DeBORLA|

Ai, ai, ai! Tenho que vos confessar que estava em pulgas para finalmente partilhar este passatempo convosco!
Interiormente parecia uma criança com tanta animação, quase aos saltos! Exteriormente tive que me conter um bocadinho, até porque acho que os meus doentes iam achar que eu estava tontinha de todo! xD




Bem...este giveaway faz-me todo o sentido já que adoro dar prendas com muito amor à mistura e ainda para mais queria muito agradecer-vos a partilha destes dois anos e de alguma forma mimar um de vocês que está ai desse lado!

E quem é que eu, desde logo, escolhi para ser parceiro neste passatempo?! A DeBORLA claro! Velha companheira (das boas) nesta viagem que tem sido ter um blog e por isso foi logo aquela escolha óbvia!

O presente fui eu que o escolhi, peça a peça, todo nas lojas DeBORLA e sinceramente acho que o conjunto é no mínimo amoroso e vai ficar lindo em vossa casa! Não acham?

Inclui:
♥ 1 Tábua de madeira comprida
♥ 1 Termo preto para quentes e frios
♥ 1 Latinha para as cápsulas do café
♥ 1 Galheteiro duplo de vidro com rolhas em cortiça
♥ 1 Prato para bolo cinza
♥ 2 canecas branquinhas
♥ 1 almofariz em bambu
♥ 2 panos de cozinha em tons creme e preto
♥ Coração "heart of the home"



Este giveaway irá decorrer tanto no facebook como no instagram...e a participação num é independente do outro (podem concorrer só numa destas redes, se concorrerem nas duas melhor pois mais participações terão!)

Querem saber como participar neste giveaway?

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Bolo de legumes e noz com compota de abóbora e creme de côco |Saudável|

2 Anos de blog merece bolo! Verdade?
Ok...eu confesso que o bolo foi feito para levar para um Picknick com a família e ao mesmo tempo para festejar o aniversário do mano (que entretanto já é adulto - 18 aninhos :D).
A fotografia da fatia... tirada com um prato de plástico daqueles brancos descartáveis (e não não é ecológico mas tivemos que improvisar!)...até que não ficou mal! Ou era assim ou não havia fotografia!xD

Quanto ao bolo...dizia-vos que este é um bolo saudável! Não porque seja 100% sem açúcar refinado ou porque o podem comer à vontade (porque qualquer doce nunca deverá ser comido regularmente) mas porque considerando o quão maravilhoso ficou de aspecto e sabor e o facto de ter sido utilizado como bolo de aniversário mais elaborado...é muitíssimo mais saudável e equilibrado que qualquer outro bolo de compra convencional! Acreditem!
Então e porque é que eu considero esta uma boa receita:
- Leva uma boa quantidade de legumes (curgete e cenoura) e oleaginosas (as nozes)
- A gordura utilizada na massa do bolo é o azeite (recomendada na dieta mediterrânica, defendida pelo Sistema de Saúde)
- O recheio é feito com uma compota de abóbora assada no forno com mel (sem açúcar refinado)
- Não tem lactose já que em vez das habituais natas utilizei o creme de côco batido.

Ora e como foi um picknick com toda a minha família mais directa (somos muitos...uns 25 por aí) e TODOS amaram o bolo (até o primo Luís que não é muito de gostar de coisas mais saudáveis mas que tinha tão bom aspecto que ia provar...e repetiu!xD)...não me parece que tenham muitas desculpas para não o fazerem e deliciarem-se!




sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

2 anos de Blog ♥ Vamos a balanços?




Pois é...o My life, my kitchen fez 2 anos!

Possas e já tanto aconteceu, já a minha vida deu umas quantas voltas e este meu cantinho aqui continua!
Hei-de falar-vos um pouco mais sobre mim! Prometo! Mas hoje o aniversário é deste espaço lindo que adoro!

Quando me dediquei à alimentação saudável, os meus pais já tinham uma pastelaria, em Setúbal, onde de vez em quando se faziam (e fazem!) uns bolinhos caseiros. Nesta altura meio por brincadeira os amigos e alguns clientes com quem tínhamos mais confiança começaram a pedir-me que lhes fizesse umas sobremesas e algumas refeições mais saudáveis. Uma receita aqui, outra acolá e chegadas épocas festivas os pedidos "especiais" cresciam cada vez mais! 


Uma após uma, as receitas iam ficando aprovadas e na lista do "a repetir"!


terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

A ementa para os namorados |Saudável|

Amanhã é dia dos Namorados. E já sei que muitos vão dizer que não comemoram porque é só mais um dia...e dia dos namorados deve ser quando o casal quiser! Concordo! Mas na minha opinião, porque não fazer deste mais um dia especial para comemorar?! Para mimar quem temos a nosso lado?! Para lembrar mais uma vez quem amamos de que é amor para a vida toda?!
Eu pessoalmente adoro surpresas, tanto fazê-las como ser surpreendida! Adoro receber e dar com aquela dedicação de quem fez e escolheu passo a passo aquele mimo para a pessoa especial. Adoro pronto! E se o "dia dos namorados", o 14 de Fevereiro, me traz mais disso...porque não festejá-lo? 
Ora então, para os que decidem ficar por casa, trago-vos uma sugestão de ementa para este dia! É uma opção super rica em sabor, saudável e com aquele toque romântico que este dia merece! Querem saber qual a minha escolha?
Ora vejam lá:


♥ Panquecas de Limão e Papoila

Para quem vai trabalhar um pouquinho mais tarde, comecem o dia com umas panquecas de Limão e papoila ao pequeno-almoço, servidas com morangos e mel.

A receita é sem glúten, sem lactose e sem açúcar refinado. É vegetariana... e leva 1 ovo! Ficam tão mas tão fofinhas e são uma perdição! Vão fazer um sucesso com esta receita!

A receita encontram-na aqui




domingo, 11 de fevereiro de 2018

Torradas de laranja e alecrim

Bom dia! Oh my god já estamos no Carnaval! Tenho a sensação de que o tempo anda a voar e quando dou por isso já é domingo de Carnaval!
Bem... eu bem sei que por estes dias anda tudo em modo carnavalesco, máscaras para aqui, cortejos para acolá! Eu confesso que não adoro o Carnaval e não morro de amores por ter que me mascarar. E portanto, como não há crianças cá em casa (e o meu irmão acabou de fazer 18 anos...já passa essa parte) o dia vai ser sereno... aproveitar para estar com a família grande(o que é sempre muito bom!), meter a conversa em dia e mimá-los. Há sempre para contar!
Posto isto...este vai ser um post assim mais rápido! É que não tarda tenho que sair! 
É uma receita simples de umas torradas que fiz ontem para o meu pequeno almoço e gostei tanto que resolvi partilhar! 
Querem saber como se fazem? Muito simples! Ora vejam lá!




sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

E afinal como é a minha alimentação?

Desde que tenho o blog várias pessoas à minha volta têm-me perguntado se sou vegetariana.
Posto isto pensei...acho que pouco vão sabendo de mim e a verdade é que nunca me expressei muito claramente sobre este tema (pelo menos aqui no blog)!

Decidi então escrever-vos sobre isto!  Escrever-vos sobre o que aplico no meu dia-a-dia! Sobre a minha alimentação! Sobre como cheguei aqui!

A resposta é "Não! Não sou vegetariana". Mas quase... :P Vou-vos explicar!

Eu costumava ser aquela miúda que "Tiram-lhe a carne, tiram-lhe tudo!". "Peixe...ehhh é bom mas carne é melhor!". 
Os legumes acho que sempre fizeram parte da minha alimentação e nunca fui muito chatinha nessa parte! Os pais fizeram aqui um bom trabalho!:P 
De qualquer das formas pratos vegetarianos sempre fizeram parte do menu lá de casa, um aqui outro acolá, assim de vez em quando. Sempre fomos de bom garfo e comíamos de tudo um pouco!

A uma dada altura da minha vida, por motivos de saúde fui "encostada a parede" e rapidamente me questionei sobre a alimentação que tinha! Estudei muito, procurei muito, li muito! Lembro-me de começar a seguir uns quantos blogs desta área (alguns que hoje, passados anos, são autores/as de livros bem conhecidos no tema vegetarianismo) e de pouco a pouco ir conhecendo os ingredientes e o mundo imenso de coisas giras que é possível fazer dentro de uma alimentação vegetariana/vegan. Tive também algum acompanhamento no Instituto Português de Macrobiotica, com o Francisco que sabia imenso sobre o tema da alimentação.
Por esta altura pouco ou nada se comia de carne lá em casa, peixe só muito de vez em quando e o que de facto predominava era a comida vegetariana, muitas vezes vegan! Para além disso havia um cuidado imenso na escolha dos ingredientes, excluindo produtos processados, privilegiando o biológico e o caseiro e praticamente tudo homemade.

E agora perguntam-me vocês:

"Foi fácil a mudança?" 
"Como é que isso aconteceu?"


E sobre isto a minha opinião é que a mudança foi fácil mas deu muito trabalho. E não comecem já a dizer que sendo assim não vai dar para tentar! Eu vou-vos explicar como é que isto aconteceu!

Enquanto que quando cozinhamos pratos de carne, peixe, mariscos... o sabor da comida é logo imprimido por estes ingredientes, na comida vegetariana a verdade é que uma parte dos produtos fornecedores de proteína de origem vegetal não têm grande sabor...o que faz com que se a comida não for bem confeccionada o prato acabe por ficar sem jeito. E é aqui que entra um bom conhecimento sobre a diversidade imensa que há de alimentos, frutas, legumes, especiarias, ervas aromáticas... para nos certificarmos que sabor (e do bom!) não vai faltar!
Para além disso, um outro tema que se discute quando o assunto é alimentação vegetariana é o défice nutricional que pode existir neste contexto! E sobre isto a verdade é que é importante conhecerem o que estão a meter no prato para saberem como têm que combinar os ingredientes para se certificarem que nenhum nutriente vai estar em falta!

Por estes dois motivos é que vos digo que entrar nesta alimentação deu muito trabalho...porque implicou estudar muito sobre e ler muito sobre. Porém, se tiverem alguém que vos acompanhe ou que vos ensine, com conhecimentos nesta área, este problema fica ultrapassado. Verdade?

Em relação aos sabores e ao estilo de comida...foi fácil já que continuei a volta e meia comer o que inicialmente gostava (e portanto não sentia o síndrome da privação) e pouco a pouco fui aprendendo a ouvir o meu corpo que me ia dizendo o que me "caia bem" e o que com o tempo foi deixando de "cair tão bem". A verdade é que o organismo, se o deixarem, sabe dizer-vos o que quer e não quer e, mais uma vez, se deixarem, irão perceber que o que ele quer bate exactamente com o que se fala por ai que é uma alimentação saudável. 

Digo muita vez isto e acredito profundamente nisto (por experiência própria e com os meus mais próximos que me acompanharam neste percurso):

"O paladar educa-se!"


E acreditem que já ouvi muita vez a premissa do "Tu só dizes isso, porque nunca provaste um bom bife!". Meus amores eu nasci a adorar bifes, sei o que é um "bom bife" mas simplesmente já não é o que me sabe mesmo bem! Foi um processo...natural...até chegar aqui e que francamente não me arrependo nada!


Portanto, afinal como é que é a minha alimentação hoje em dia? 

Como de tudo! Em casa cozinho vegetariano! Se vierem uns amigos a casa, normalmente alinham comigo (e olhem que já tive deles cá bem esquisitinhos) e ainda não os desiludi (acusem-se! xD). Se for mesmo necessário facilmente cozinho carne ou peixe! Quando saio ou estou com a família e amigos alinho no que comerem! Sendo que tenho sempre as minhas preferências: enchidos e coisas com muita gordura já não me sabem bem e não me dizem nada (e acreditem que eu não era assim!), entre a carne e o peixe prefiro de longe peixe e o que me deixa mesmo confortável é um belo prato vegetariano (que acreditem que podem ser muitooooooo bons!).


Espero que tenham gostado do post! Eu sei que foge um pouco ao registo habitual mas senti a necessidade de partilhar mais convosco sobre o tema! :)

Obrigada por estarem desse lado! 

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Peixe com crosta de frutos secos

Quando vos trouxe a receita do bulgur disse-vos que o tinha acompanhado com um salmão com crosta...e aqui está ele. 
Na verdade nas fotos vêem postas de salmão mas pela minha experiência fica melhor se usarem o lombinho de salmão ou até mesmo um outro peixinho com menos gordura já que as oleaginosas já têm alguma gordura (gordura saudável) e portanto compensa se usarem um peixinho mais seco.
A receita foi inspirada num conjunto de receitas de uns livrinhos oferecidos pela indústria farmacêutica (Sim, a indústria farmacêutica também se vai preocupando com alimentação! :D) que reforça a importância do consumo de omegas na prevenção do aumento do "mau" colesterol!
Fiz ainda uns espinafres salteados que ficaram muito bem aqui e cuja receita também vou partilhar já!
Então aqui vamos nós.



domingo, 4 de fevereiro de 2018

A festa dos Animais da Floresta |Miguel & Laura|

Janeiro veio com esta festa linda para os gémeos Miguel e Laura.
São os filhos de uma amiga e colega de trabalho. Lindos, amorosos e tão doces, claro que só podia sair uma festa a combinar com eles!

Lembro-me de, já nem sei a que propósito, falar com a Filipa, numa das nossas longas conversas sobre coisas que não medicina, que os pequenos dela iam fazer anos e que tinha que lhes arranjar um bolinho de aniversário para levar para a escolinha e preparar-lhes a festa em casa com a família e os amigos. Daqui até dizer-lhe "Vou ajudar-te!" e logo com um sim recíproco à mistura, foi rápido! 

Eu desde miúda que sou perdida por esta coisa de festas e de as organizar com todo o amor e delicadeza que isto implica! Adoro o planeamento, os recortes e colagens que isso traz, os cozinhados que se fazem, o escolher do tema, a definição dos tons! Adoro! Pronto! E lá pelo meu trabalho já vão adivinhando esse meu gosto! Acho que por isso a Filipa não exitou muito em dar-me o sim!:P

Eu sugeri-lhe o tema "Os animais da floresta" e a Filipa foi para casa perguntar ao Miguel e à Laura o que achavam de uma festa com estes bichinhos! Eles amorosamente disseram logo que sim e uns dias depois a Laura já perguntava à mãe quando é que ia estar com a "Joana fofinha que ia fazer o bolinho da floresta!?"
Opá...impossível uma pessoa não se derreter com amores assim!

Eu fiquei então encarregue de organizar tudo o que tocava à decoração: 
- Loiças
- Ementas
- Toppers
- Banners
- Photo frames
- Iniciais do nome dos aniversariantes

- O bolinho de aniversário

- Algumas sobremesas: Mousse de tofu sedoso com chocolate e cheesecake desconstruída e saudável de frutos vermelhos

- Alguns salgados: Croquetes (não fritos) de peixe e limão, Acepipes de batata doce e guacamole e organizar a tábua de queijos e enchidos

Daí até estar tudo pronto confesso que ainda deu direito a 1 semana de planeamento, 1 noite muito mal dormida e uma ida mais cedo para casa da Filipa para empratar, arrumar e decorar a mesa.
Mas valeu tanto a pena!Deu-me um prazer imenso preparar esta festa! 
Obrigada família linda por me darem esta oportunidade!

A vocês que me vão acompanhando por aqui, resta-me perguntar: gostam do resultado? Eu adoro!




sábado, 3 de fevereiro de 2018

Bulgur de Legumes

Voltei! Como vos disse tenho tido imenso trabalho o que me deixou muito pouco tempo para vir aqui...no entanto não me esqueci totalmente do blog! Não, não! 

A verdade é que ando a preparar coisinhas para vocês que tenho a certeza que vão adorar! 
Quero dar um refresh no blog, dedicar-me mais à comida e hábitos de vida saudáveis... mostrar-vos coisas bonitas por dentro e fora, literalmente! Partilhar convosco parte do que tenho andado a fazer e que também contribuiu para não poder vir aqui! Dedicar-me mais a vocês e partilhar mais, muito mais!
Acho que dentro de pouco tempo terei novidades muito boas! Mortinha para vos mostrar! Mas vou ter que me aguentar mais um bocadinho! Curiosos? :P

Enquanto não vos posso contar o que ai vem está na altura de partilhar mais uma receita convosco. Esta é muito simples mas ainda assim um dos acompanhamentos de que gosto bastante...ou não fosse eu uma imensa adoradora de bulgur (mais ainda do que arroz...e olhem que eu antes já me achava uma "arrozeira de gema" xD).
O bulgur é um cereal com gluten, muito rico em fibra e minerais muito usado na cozinha saudável! A textura é quase a dos cuscuz só que maior o que me agrada mais por poder sentir a textura mais granulada! A cozedura faz-se exactamente como a dos cuscuz: água a ferver deitada por cima do bulgur, cobrindo-o e tapar com película aderente! Rápido e prático, excelente para uma refeição!
Acompanhei-o com um peixinho no forno com crosta de broa e espinafres, cuja receita virá já nos próximos posts.