quinta-feira, 31 de maio de 2018

Torta de legumes

Bem...a mãe tem andado uma cozinheira nata! De vez em quando chegam-me fotografias de algumas novidades que lá aconteceram na cozinha dela! Ora por um destes dias numa mensagem dizia-me a mãe que tinha feito um rolo de legumes...sem saber receita nem nada, pensei... excelente ideia! Também vou fazer um à minha maneira com o que tenho cá em casa! E aqui têm o resultado!
Ficou mesmo muito bom e parece-me ótimo para apresentar numa festa como entrada ou mesmo como acompanhamento num prato principal! Os legumes...sintam-se livres para usar os que tiverem por casa, o ponto é sempre o mesmo, usar a mistura dos ovos para servir de ligando! :)

Excelente ideia para experimentarem neste feriado, certo?
Vamos à receita?




segunda-feira, 28 de maio de 2018

Sobre a vida





De repente tudo vai ficando tão simples que assusta. A gente vai perdendo as necessidades, vai reduzindo a bagagem. 


As opiniões dos outros, são realmente dos outros, e mesmo que sejam sobre nós, não têm importância. Vamos abrindo mão das certezas, pois já não temos certeza de nada. E, isso não faz a menor falta. 

Paramos de julgar, pois já não existe certo ou errado e sim a vida que cada um escolheu experimentar. 


Por fim entendemos que tudo o que importa é ter paz e sossego, é viver sem medo, é fazer o que alegra o coração naquele momento e só."





Obrigada zifernandesstories por este texto lindo que tão bem
caracteriza o que na alma de muita gente vai!


segunda-feira, 21 de maio de 2018

Granola de chocolate e o desporto

Para quem me vai acompanhando tanto na minha vida pessoal como no instagram percebe que tenho andado muito mais ativa no que toca a desporto! No entanto desisti do ginásio! E eu sei...parece não senso! :P

A verdade é que tenho tido imensas coisas para fazer e resolver o que na prática se traduz muitas vezes em pouco tempo ou horas indecentes para ir ao ginásio! E como não tem muita piada pagar uma mensalidade tempos e tempos sem lá aparecer desisti! Solução para isto: treinar em casa, onde os horários são mais flexíveis! Tenho algum material de desporto (é um investimento barato) e pelos anos que levo de pratica de exercício físico em aulas tenho alguma facilidade em saber que tipo de exercícios devo fazer para treinar cada parte do corpo. De qualquer das formas há vídeos excelentes no youtube para quem quer alguma orientação. Uma boa parte das vezes, agora que o tempo está bom, saio para correr e depois então faço o meu treino de braços, pernas e abdominais! :) E tem resultado muito bem mesmo!

Para os que me perguntam como faço para não desistir!? A verdade é que isto requer muita autodisciplina e ser regrada! Não há dia que acorde mega inspirada para e muito menos que por auto-recriação diga "Hoje apetece-me imenso soar e esforçar-me até quase cair para o lado!" Não! Não há! Há sim uma enorme vontade de me manter bem e de não voltar ao meu M/L de adulto quando ainda ia nos meus parcos 8 anos! Poisssssssss... é isso!

Junta-se a isto uma tentativa de manter uma boa alimentação! Claro que faço os meus excessos mas tento sempre compensar com boas escolhas a seguir!

Portanto em jeito de contributo para os vossos bons hábitos alimentares aqui vai uma receita de algo que com frequência gosto de ter preparada em casa: GRANOLA CASEIRA!
As de compra dos hipermercados esqueçam ok? Estão carregadas de açúcar e aditivos!



sábado, 19 de maio de 2018

Quase Café e um passeio por Lisboa

|Por aí a encher a barriga de coisas boas|

Foi no fim de semana passado que com umas amigas decidimos que era dia de brunch! A noite tinha sido longa e sabíamos que aquela mistura de pequeno almoço que não chega a ser almoço era a fórmula perfeita para o dia a seguir.
Estávamos em Alfama e por isso a escolha do sítio a ir regeu-se por uma pesquisa no google de sítios com brunch ali mais ou menos perto! Acabamos no Quase Café mas houve história antes.





Inicialmente escolhemos o Maria Limão, que há já um tempo que queríamos experimentar, mas isto não correu lá muito bem!


terça-feira, 15 de maio de 2018

Bolo caseiro de cenoura e noz

Meus amores! Bom diaaaaa!
Então é assim...é dia de banco e é preciso reforço energético! Quem é que paga com o assunto? Vocês! Porque vão ter direito a receita de bolinho! xD
Já lá vai algum tempo desde que fotografei este bolo mas digo-vos já que é um dos meus favoritos! Na altura fiz em jeito de mimo e como já era fim de tarde as fotos estão escuras! Perdoem-me! :/
Quanto à receita...não é extra saudável já que leva açúcar refinado mas de qualquer das formas reduzo sempre bastante a quantidade de açúcar em relação a receitas que normalmente me dão e portanto considero que tem o mínimo de açúcar possível num bolo! Leva noz, leva cenoura (ou curgete) e fica ótimo! Experimentem!



domingo, 13 de maio de 2018

Irlanda - Parte 2

Bom dias amores meus!
Hoje tenho a segunda parte da foto-reportagem à Irlanda para vos mostrar. Pode ser?

- DIA 3: KILKENNY/CASHEL -

Ora como vos contei no último post, jantamos e ficamos hospedados em Kilkenny na segunda noite (chovia torrencialmente!:/) e só no dia seguinte saímos para conhecer mesmo a cidade! É pequena mas amorosa! Daquelas com casinhas fofas umas de cada cor, castelo dos desenhos animados e uns quantos museus.
Tem turismo por isso passem por lá para vos explicarem o que visitar! Nós fomos até ao castelo, ao museu medieval (que é pequenino e não tem nada de especial mas vale pelas vidraças com enorme vista pata a cidade e também é super barata a visita - por 1€ podem requisitar gravações em várias línguas para visita guiada) e passeamos por lá a pé!

A seguir o destino seria cork com passagem por Cashel (estamos sempre a falar de cerca de 1h entre cada cidade, com direção à zona costeira sul da Irlanda).

E o que é que cashel tem de especial? Mais uma vila (esta mais pequenina) amorosa bem ao jeito Irlandês e mais um castelo (há imensos pela Irlanda fora ou não fosse este um país rodeado de água com grande necessidade de defesa e fortificações) que o meu irmão imediatamente achou que tinha acabado de chegar a uma cena de Game of Thrones (vejam as fotos e depois digam-se se acham o mesmo). Como fica em caminho acho que merece ser visitada e parar um pouco para um café ou chocolate quente.

No fim do dia chegamos a Cork, a segunda maior cidade da Irlanda com um porto importante (segunda maior baia natural do mundo, depois de Sydney). O recorte e as cores da cidade rapidamente me transportam para Amsterdão! Casas na margem do rio Lee, galerias de arte, museus, restaurantes, bares... cidade movimentada de dia e de noite!


- Castelo de Kilkenny -



sexta-feira, 11 de maio de 2018

Irlanda - Parte 1

Foi algures junto à páscoa que eu e a família (mãe, pai e mano) fomos até à Irlanda.
Não é que eu adore estas épocas festivas para viajar, uma vez que as viagens ficam sempre mais caras mas a verdade é que o mano tem aulas e nós temos que nos encaixar no calendário escolar dele se queremos que ele vá. Não tínhamos nenhuma ideia em particular de sítio a ir...o plano era pesquisar e ver o que nos agradava de viagens e preços. Et voilá...a Irlanda foi a eleita.

Comprámos passagem para Dublin e decidimos que o ideal seria alugar um carro para podermos ir conhecer outros sítios! Decisão muito sensata desde que quem vá conduzir tenha relativo à vontade em experimentar carros diferentes (tipo...com volantes à direita! xD)

Fomos 5 dias, já com viagem completamente planeada, desde roteiro, aluguer de carro, estadia...

A entrada no país pode ser feita com cartão de cidadão ainda que passemos sempre pelas cabines da polícia nacional para identificação.

A viagem foi pela Aer Lingus (companhia irlandesa), correu tudo lindamente! Quando chegámos era de madrugada (3h da manhã?) e decidimos que já não valia a pena hotel para essa noite! Lá ficamos nós no aeroporto até amanhecer e ser horas de levantar o carro! (Sim, os daddys alinham melhor nisto do que eu que fico cheia de neura do sono e com uma certa rabugice! hahaha). Confesso que ainda dormi um bocado por lá meio deitada meio sentada e mais teria dormido, não fossem eles meter a música a tocar para o pessoal acordar! xD

Para o aluguer do carro a carta de condução de Portugal é suficiente e os carros são bem tratados com um funcionamento das companhias de aluguer semelhante a Portugal excepto o seguro contra todos os riscos que é uma pequena fortuna (nós pagámos 300€ pelos dias que lá tivemos, só de seguro).
Fomos avisados no momento do levantamento que todas as autoestradas eram pagas na portagem (e muito bem pagas a preço de ouro :p) nesse momento excepto a M40 que só posteriormente à devolução do carro é que o valor seria cobrado. 
Quanto ao volante...escuso de dizer que o facto de ser à direita é todo um atrofio! O meu pai foi o condutor e é todo um aventureiro e desenrascado nisto mas a verdade é que a adaptação ainda custa um bocado e a maior parte das vezes tem que se processar tudo de maneira oposta ao que se aprende em Portugal! É preciso muita atenção!

Vamos ao roteiro da viagem?

- DIA 1: DUBLIN -

Este dia foi todo para passear por Dublin. Confesso que não foi uma cidade pela qual me perdesse de amores... é gira mas há mais giras sinceramente! Achei-a cinzenta...talvez porque o tempo não tenha ajudado! A verdade é que as algumas pessoas com quem falei sobre a capital, a opinião divide-se entre o gostei muito ou gostei mais ou menos (tipo eu!):P Ainda assim sou sempre da opinião de "não deixem de visitar, assim têm uma opinião para dar!"

Uma boa dica para quem vai conhecer a cidade a pé é irem até um posto de turismo próximo e perceberam onde e a que horas se realizam os "walk in". Normalmente estes são passeios com guia e com valores muito simpáticos. No nosso caso até nem cobravam nada e no fim cada um dava o que queria.

Outra opção são os Hop on, Hop off...os autocarros turísticos que fazem tour por toda a cidade. Há deles por todo o lado por isso facilmente conseguem informações!


Pontos de interesse por lá:
- O zoo (Phoenix park): deixávamos para ver no último dia mas estava a chover tanto, tanto mas tanto que desistimos...mas acho que teria gostado bastante e fiquei com muita pena de não ir lá!

- Guiness Storehouse: É a fábrica da cerveja artesanal Irlandesa. Um autêntico icon nacional. Conta a história da cerveja. A entrada é cara e deve ser marcada previamente ou arriscam-se a horas de filas enormes.

- St. Stephens Green: É um jardim fofinho muito agradável com lagos, patos e arranjos de flores e jardins muito giros.

- Grafton Street: É a avenida principal de Dublin, por onde só circulam a pé ou de bicicleta, onde há imensas lojas e artistas de rua que trocam imensas vezes (se passares para um lado estão uns e a seguir de passares para o outro lado arriscaste a que já não sejam todos os mesmos!)

- Kilmainham Gaol: em tempos uma prisão onde foram prisioneiros e executadas algumas entidades importantes de revoluções irlandesas. Hoje um museu. Não visitamos o interior já que quando chegamos a hora permitida para entrada para a última visita já tinha terminado. Fica perto do museu da cerveja, já mais na periferia.

- Dublin Castle: Mesmo no meio de Dublin. É giro mas perdi-me mais nos castelos que fui visitando fora de Dublin já que são mais imponentes e majestosos... tipo game of thrones. :P

- Temple Bar: Um bar emblemático da cidade mais concretamente do bairro de Temple. Há vários bares típicos por lá e mais baratos se quiserem experimentar ainda que este seja o the one...ficou famoso!

- The spire (monumento da Luz): É enorme, tem 120m e custa a encaixar na objectiva da máquina fotográfica a não ser que estejam longe! :p Passei por ele...mas não tirei fotos! Fail!

- Saint Patricks Cathedral: Mesmo no centro da cidade. É a maior igreja da Irlanda, datada do século XII. É onde está sepultado Jonathan Swift, autor de " As viagens de Gulliver". Estava encerrada quando lá fui mas frequentemente tem concertos e corais. 


- Saint Patricks Cathedral -





domingo, 6 de maio de 2018

Panquecas de Beterraba

Hoje ao que parece é dia da mãe! 
Eu por cá vou ter que dividir o dia entre mãe e "mana"...é que uma das minhas grandes amigas faz anos e tivemos que maquiavelar um esquema para todos desfrutarem do seu dia!
Portanto planos para hoje: à tarde é o aniversário da mana Mia com um lanchinho bom em casa dela. Agora de manhã a coisa vai dar um bocadinho mais de trabalho mas é por uma boa causa! Há pequeno almoço para a família e muita coisinha boa para preparar!

Uma das coisas que vai sair para hoje são estas lindas panquecas de beterraba! Ficam meio rosadinhas no interior e prometo que não sabem a terra (é o que muita gente diz sobre a beterraba).
É que a mãe há 500 anos que me anda a falar que quer panquecas! E eu tenho que lhe satisfazer a vontade, certo?
Já as fiz no fim de semana passado dai já as ter fotografado e planeado! Deixo-vos com a receita enquanto no entretanto vou sair para comprar o pãozinho e uma frutinha! Pode ser?

-FELIZ DIA DA MÃE-



sexta-feira, 4 de maio de 2018

A mesa para a mãe

Se tivesse que escolher alguém para dedicar uma mesa assim, facilmente pensaria na família...na minha!

Pai da cidade, mãe do campo. Eu e o mano fica-mo-nos ali no meio...é que a vida acontecia entre a casa dos pais no campo e a escola e os amigos na cidade!

Lembro-me de gaiata não achar uma grande piada a esta coisa de viver lá nas ruralidades! Os amigos eram da cidade (e pouco conhecia quem vivesse perto de mim), os trabalhos eram sempre na casa dos amigos porque os pais deles achavam sempre que eu vivia onde o sol não chegava (haha), passavam 3 autocarros por dia, tinha que apanhar 2 autocarros para a escola e ainda andar um outro tanto. Ainda por cima a cada vez que saia para andar de bicicleta vinham 500 cães (que andavam sempre por ali soltos) a correr atrás de mim para me morder porque achavam um máximo esta coisa de um humano a pedalar (vá-se lá perceber por quê xD).

No meio disto há toda uma história de muitos anos a fazer vindima e uns episódios de apanha de batata (que para quem não sabe é o terror das costas já que andamos horas e horas agachados)...que no fim de cada um desses dias se traduziam sempre num cansaço de morrer, uma roupa velha e feia, narinas entupidas de pó até não dar mais...e a água do banho nem vos conto de que cor era para não se assustarem! Ponto positivo disto...o dinheiro que ganhava pelo trabalho intenso que tinha! Negociatas de avô e neta...mas já vos digo que levava o compromisso muito a sério e não era de o deixar ficar mal! :D

Ora confesso que hoje a perspectiva mudou! O que na altura me parecia a maior seca imaginável... hoje olho e vem com bagagem, com recordações que recordo com carinho que me fizeram crescer e aprender, que fizeram de mim uma pessoa mais consciente do que queria e não queria para a vida! Logo aí soube que vida de campo é dura, muito dura mesmo e que se não queria ficar-me ali tinha que me por a mexer!  Estudar era o passaporte! Acho que resultou! Já lhe meti alguns bons carimbos! :P

E daqui transporto-me para esta mesa linda de morrer feita com estes legumes maravilhosos que tão bem me lembram infância, terra e as pessoas que a trabalham. Para elas o meu mais profundo respeito! Merecem-no!

Para a mãe, cujo dia se aproxima (pelo menos assim o dizem) ficam estas fotos com aquele beijo gigante de "adoro-te".

Para vocês...a partilha de mais um pouco de mim! Pode ser? 

- BOA SEXTA-FEIRA, A ANTES DO DIA DA MÃE -