domingo, 5 de fevereiro de 2017

Bolonhesa de cogumelos

 Gosto muito de cozinhar...há anos que o faço, a maior parte das vezes sem ser por obrigação. 
Em casa dos meus pais a hora da refeição era sempre a hora da partilha de cada um, aquela altura em que me deliciava a contar como tinha sido o dia na escola, dos amigos, do acontecimento diferente que tinha marcado o dia. Sou conversadora...confesso (ainda que nem sempre tenha sido assim!:p).
Por estes dias, já há um tempo que vivo sozinha e confesso que algumas vezes ganha o "hoje o fogão não vai ouvir falar de mim".
Ora...o fim de semana ia ser de família.  Sabia-o. Ia valer totalmente a pena fazer comidinha para partilhar. Enquanto passeava pelo facebook, passei por uma fotografia de bolonhesa e pensei: "Pronto, vai sair bolonhesa para o fim de semana!". Mas de cogumelos, que era o que tinha por aqui. 
Só vos digo que ficou deliciosa, muito pouco calórica e muitíssimo fácil de fazer. 
Olhem só a receita aqui:





Ingredientes

♥ 5 dentes de alho

♥ 1 cebola média

♥ azeite

♥ 2 latas pequenas de tomate em pedaços (sem conservantes)

♥ 2 folhas de louro

♥ 1 colher de chá de Açafrão das índias

♥ 1,5 embalagens de cogumelos paris frescos

♥ 1 colher de chá de alho em pó

♥ sal marinho integral

♥ 1 mão de coentros grosseiramente picados

♥ 1 colher de sopa de oregãos








Preparação

♥ Comece por picar a cebola e os alhos e transferi-los para a frigideira. Regue com um fio de azeite, junte sal e leve ao lume até a cebola amolecer e ficar translucida.


♥ Junte agora as folhas de louro e o tomate em pedaços. Tempere com o açafrão, o alho em pó e reajuste o sal. Deixe ao lume até que o tomate comece a ter aquele aspecto mais cozinhado.


♥ Finalmente junte os cogumelos e os coentros já picados e deixe ao lume até estes começarem a libertar água e ficarem cozinhados. Reajuste temperos se necessário.  Apague o lume e junte os oregãos (não deve adicioná-los durante a cozedura pois com a alta temperatura estes adquirem um sabor amargo). Sirva com um esparguete integral e bom apetite.









2 comentários: