quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Caldo verde |Sem batata|

Caldo Verde! Aquela sopa tão banal e fácil de encontrar e que ainda assim não consigo cansar-me de a comer! Gosto mesmo muito e claramente recorda-me as noites frias de Inverno, as tigelas de barro, a lareira, a família e o aconchego!
Tradicionalmente esta sopa é feita com base de puré de batata e com o belo do chouriço no fim a dar-lhe cor e sabor. No entanto, confesso que pelo elevado teor de hidratos de carbono da batata, gosto de procurar alternativas bem menos calóricas e saudáveis...e é o caso desta receita!
Na base couve flor, cebola e alho. As rodelas de cenoura enganam os olhos...já vão perceber porque. :P
Experimentem...é uma óptima opção.




Ingredientes

♥ 7 dentes de alho

♥ 3 cebolas médias

♥ 1 couve flor média

♥ 3 folhas grandes de couve coração

♥ 1 fio de azeite

♥ 2 folhas de louro

♥ 1 molho de salsa

♥ 1 molho de cebolinho

♥ Água q.b. 

♥ Sal marinho integral q.b.

♥ 1 embalagem de couve para caldo verde 

♥ 1 cenoura pequena 






Preparação

♥ Comece por laminar os alhos e a cebola. Transfira para uma panela, regue com um fio de azeite e adicione sal. Leve ao lume a refogar, até que a cebola comece a amolecer.

♥ Adicione agora as folhas de Louro e de couve coração e a couve-flor previamente lavada e partida em pequenos floretes. Junte uma quantidade de água considerável, mas sem cobrir completamente os ingredientes da panela. Mantenha ao lume uns 20 a 30 minutos até que a couve coza.

♥ Retire agora as folhas de loura e triture tudo muito bem até obter um puré bem homogéneo e com alguma espessura. Junte mais água se necessário e reajuste o sal.

♥ Entretanto corte a cenoura em rodelas bem finas (simularão, ao nosso olho, as rodelas de chouriço) e pique grosseiramente a salsa e o cebolinho.

♥ Finalmente à base da sopa junte então a couve já cortada para caldo verde, a salsa, o cebolinho e as rodelas de cenoura. Deixe ao lume mais uns 10 a 15 minutos, até que a couve coza. Retire do lume e sirva com muito amor. :)






PS: DeBORLA, olhem só o que servi no vosso prato giro verde em forma de couve! :D


Sem comentários:

Enviar um comentário