domingo, 6 de novembro de 2016

Mini-hamburguers de lentilhas

Bom dxia meus amoris! :D
Que me dizem a uns mini-hamburguers de lentilhas para o vosso almoço? Eu bem sei que as fotografias não convidam muito (não tinha as melhores condições de luz quando as fui tirar :/ ) mas os hamburguers são bem deliciosos e uma boa fonte de bons nutrientes!
A lista de ingredientes é extensa, mas não se assustem pois a maior parte são especiarias e ervas aromáticas...algo habitual em quase toda a comida que faço, pois estas são excelentes formas de conferir um sabor rico à comida, diminuindo no sal utilizado!
Acompanhei com um arrozinho de feijão, cuja receita vos prometo para o próximo dia! Pode ser?




Ingredientes

♥ 1 cebola

♥ 7 dentes de alho

♥ 3/4 de beringela

♥ 2/3 de Pimento vermelho

♥ 1 cenoura

♥ 1 fio de azeite

♥ 1 tomate maduro

♥ 6 colheres de sopa bem cheias de lentilhas vermelhas cozidas

♥ 1 colher de chá de paprika

♥ 1 colher de chá de cominhos

♥ 1 colher de chá de açafrão

♥ 1 mão de coentros picados

♥ 7 colheres de sopa de pão ralado

♥ Sal marinho integral

♥ Pimenta preta moida

♥ Alho em pó

♥ 1 colher de sopa de manjericão em pó

♥ 1 limão (Raspa e sumo) 

♥ pão ralado + sal + alho em pó + tomilho 








Preparação


♥ Comece por colocar lentilhas vermelhas, num tacho, a cozer com água e sal. São rápidas a cozer (não levará mais que meia hora). Apague o lume, escorra-as e reserve. 

♥ Agora corte a cebola e o alho em pequenos cubos.  Regue com um fio de azeite, um pouco de sal e leve ao lume até amolecer. 

♥ Entretanto corte a beringela, o pimento vermelho, a cenoura e o tomate maduro também em pequenos cubos e adicione ao preparado anterior. Tempere com paprika, cominhos,  açafrão, alho em pó e pimenta preta. Mantenha ao lume até que os legumes estejam cozinhados. 

♥ Chegou então a altura de juntar as lentilhas, os coentros, o limão e o pão ralado (o suficiente para que obtenha uma textura meio pastosa suficiente para moldar bolinhos).  Reajuste temperos e deixe mais uns 5minutos ao lume.  

♥ Finalmente, à parte prepare uma Mistura de pão ralado temperado com sal, alho em pó e tomilho. Com o preparado anterior molde mini hambúrgueres, passe-os pela mistura de pão ralado e disponha-os num tabuleiro forrado com papel vegetal de cozinha. Repita o processo até terminar a massa.  

♥ Leve o tabuleiro ao forno até que os hambúrgueres fiquem dourados. Retire-os e sirva. Bom apetite! 









Sem comentários:

Enviar um comentário