domingo, 1 de julho de 2018

Massada de tofu e legumes

Aqui há um tempo falaram-me que tinha poucas receitas "de panela" por aqui! E é verdade! É que como vivo sozinha, quase sempre que faço este tipo de comidas, acaba por sobrar porque junta aqui, junta acolá e quando dou por mim tenho um panelão e depois não dou conta!
Por outro lado, sem dúvida que num contexto de uma família normal/grande este é um tipo de comida que acaba por resultar muito bem: é prático, rápido e rende umas quantas doses!

Portanto a receita de hoje é precisamente uma dessas comidas de tacho, vegetarianas em que mete-se quase tudo para dentro do tacho e as coisas acontecem! :)
Massada de Tofu com legumes!
Querem a receita?

PS: Usei massa de roscas integral/ semi-integral porque sinceramente acho que depois de cozida cumpre praticamente o mesmo efeito que a não integral, com a vantagem de ter outros nutrientes que "distraem" o organismo da absorção dos hidratos de carbono de cadeia longa (vulgo açúcares de absorção lenta). Experimentem utilizar e depois digam-me de vossa justiça!
Para celíacos comprem massa sem glúten! São tudo opções disponíveis no mercado!




Ingredientes

 1 cebola
 6 dentes de alho
 1 fio de azeite
 Sal marinho integral q.b.
 2 folhas de louro
 1 embalagem de tofu pequena, cortado em cubos
 1/2 beringela em cubos
 2 tomates maduros descascados
 3 folhas de couve coração laminadas
 150g de cogumelos laminados
 1 colher de café de gengibre em pó
 Pimenta preta q.b.
 1 colher de chá de alho em pó
 1 colher de chá de pimentão doce
 1 colher de chá de Rash el Hanut (opcional)
 4 copos de água (juntar mais se necessário)
 1 mão de salsa
 1 mão de coentros
 200g massa roscas semi-integrais










Preparação

 Comece por picar a cebola e os alhos. Transfira para um tacho, junte um fio de azeite e um pouco de sal e leve ao lume até a cebola amolecer. 

 Adicione agora os tomates maduros picados. Deixe mais um pouco ao lume.

 Chegou a altura de juntar a beringela, o tofu, as couves, os cogumelos, o louro e todas as especiarias (gengibre, pimenta, alho em pó, pimentão doce, rash el hanut). Misture tudo e deixe cozinhar um pouco. Reajuste sal se necessário.

 Finalmente junte a água e deixe ferver e de seguida adicione a massa, a salsa e os coentros. Reajuste temperos se necessário. Deixe ao lume até que a massa coza. 

 Está pronto a servir! Bom apetite! 






Sem comentários:

Enviar um comentário