sábado, 3 de março de 2018

O mais íntimo de mim


Hoje o que escrevo é de longe o que de mais profundo há em mim!

Ponderei muito se o queria escrever, se estava preparada para o fazer! Quem me acompanhou nos últimos anos já prevê o que aí vem! Esta é a causa de hoje estar a escrever neste blog. É a causa deste blog ser de alimentação saudável e coisas bonitas. É a causa de ser quem sou... hoje. É a causa de tanta luz na minha vida (com toda a contradição que isto possa ter)! Sem dúvida!

Esta história começa com o que de mais bonito conseguirem imaginar!
Com um amor esmagadoramente enorme, gigante mesmo. Recíproco (das maiores certezas que transporto comigo)!


Houve o Pedro na minha vida. E o Pedro era aquele "miúdo" com o maior coração que alguma vez conheci! Dono de uma inteligencia, doçura, generosidade e humildade à qual ainda hoje tento chegar, de palavra fácil e certeira que tão bem sabia ouvir e que porra...era tão o meu "no matter what"! Namorávamos há 4 anos, vivíamos juntos há 2, namorámos à distância outro tanto e tudo se adivinhava bem! Nos nossos 25 anos, uma casa ja tão ao nosso jeito, ele engenheiro na área de energias renovaveis eu a terminar o curso de medicina e muitos, muitos sonhos para concretizar, com toda a vontade de agarrar a vida que tão bem nos caracterizava. 

O dia-a-dia fazia-se com aquela rotina habitual de quem tem que sair de manhã cedo para mais um dia de trabalho/ universidade... mas tão cheio daquela rotina boa (sim rotina e não excepção) de quem ama e cuida! 
O Pedro, o primeiro a sair, calmamente tomava o seu pequeno almoço enquanto via as primeiras notícias da manhã e na lancheira cuidadosamente deixava o meu lanchinho do dia preparado para eu levar! No post-it ficava um simples "bom dia minha pequenina" ou um cuidadoso "não havia queijo, o pão vai só com manteiga! Bom trabalho princesa!"📌
Antes de sair, um beijo na testa...e se com sorte eu ficasse acordada lá ia eu ensonada à janela dizer-lhe o adeus enquanto ele saia com o carro (e o que ele gostava que eu fizesse isto😊).

Esta é só uma dos montões de coisas que vos podia contar sobre o quanto nos cuidavamos um ao outro!

2014, o sacana, chegou e com ele trouxe o que nenhuma familia quer ouvir!

 O Pedro tinha cancro! 

Oh meu Deus como é  que coisas dessas acontecem? - lembro-me de pensar isto! Como é que a pessoa que eu mais amava ia passar por algo que se adivinhava tão duro!

Não se sabia bem que tipo de cancro exactamente era, mas sabia-se que era altamente agressivo e estava a tomar conta dele! Eu, já na área da medicina morri de medo quando vi isto a acontecer...a primeira consulta de oncologia trouxe-me as palavras que mais temia que fossem verbalizadas - tínhamos que nos preparar para o pior - no máximo 1 ano!

Como??? Preparar? O que?? 1 ano? Disparate! Não! A médica está profundamente enganada e vamos mostrar-lhe isso! 🙄

Lembro-me de fracções dessa conversa com a médica! Lembro-me de ela dizer que com uma enorme probabilidade nos iríamos separar neste percurso da doença porque o impacto no casal é tão grande que a maior parte das relações não sobrevive! Interiormente voltei a pensar...mais uma vez estás enganada (e nesta parte ela estava mesmo, nem ela sabia o quanto!).

Medicamente, os tempos que se seguiram já se adivinham: dias entre consultas, internamentos, quimioterapias, exames, consultas, más notícias, novos tratamentos, mais exames, estudos clínicos, novos resultados, ... 

 Decidimos que tínhamos que fazer tudo o que era possível para lutar contra esta estatística! Acreditámos com todas as nossas forças que era possível! Decidimos que uma das coisas que íamos mudar era a alimentação!

Ele, manteve-se a trabalhar dentro do tempo que conseguia fora da rotina hospitalar (a empresa dele foi incansavel no apoio que lhe deu🙏). Amava o que fazia, as pessoas com quem trabalhava e era uma distração para o que estava a acontecer!

 Eu parei a faculdade durante esse ano e dediquei-me a ele, a nós! Li muito, pesquisei imensooooo! Abraçámos uma nova alimentação mais saudável onde não havia espaço para alimentos processados! Tudo...mesmo tudo era preparado em casa, com alimentos biológicos e equilibrados! Eu cuidava dessa parte e ele trabalhava! Aos montes de consultas e exames íamos juntos e nos internamentos de 3 em 3 semanas para fazer a quimio (com 1 semana de internamento), tivemos a sorte de poder ficar lado a lado...muitas noites no cadeirão!

Esta é a parte mais fácil (sem facilidade alguma) de contar! Por trás disto a alma doia-nos, um medo terrível de que o tempo passasse e uma vontade imensa de fazer o tempo parar ali  (Ohhh meu deus...quantas vezes eu quis utopicamente que isso acontecesse!). Houve tantas vezes que choramos no colo um do outro...tantas! Mas no meio disto havia um amor imenso e uma cumplicidade que crescia e crescia...e nós éramos mais e mais na vida um do outro! E mais força tínhamos para seguir com as nossas vidas, juntos de mão dada, lado a lado! 

E acredito que já se tenham questionado: então mas ela era quase médica, sabia o quão mal isto podia correr e mesmo assim acreditou que era possível!?
Acreditei! Acreditámos! Muito! Porque amavamo-nos tanto que não era concebível a ideia de nos perdermos e só podíamos ganhar isto! Não havia outra hipótese! 
Sei hoje, que foi o melhor que podíamos ter feito! Dentro do mal, acreditar, trouxe-nos a serenidade necessária para disfrutarmos e vivermos o tempo que nos era permitido fora daquelas paredes brancas do Santa Maria!
Ainda hoje agradeço por isso!

Para o fim, sem sabermos que o fim estava para chegar, dizíamos muitas vezes que estavamos prontos para recomeçar a dois com uma sabedoria imensa do que era amar-mo-nos imensamente na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, todos os dias da nossa vida! 

Porque acreditem que ninguém sai disto igual ao que era! Vos garanto!
O crescimento e a aprendizagem são tamanhos que se torna deveras difícil converte-los em semântica.

A despedida, guardo-a para mim! Cimentada! É já parte do que eu sou...não dá para ser de outra maneira!

Os tempos que se seguiram... Também não vou enche-los de detalhe! Foram de profunda escuridão e não merecem que lhes dê muita atenção! Sei apenas que tive pessoas excepcionais à minha volta que insistiam em estar lá para mim (ainda que nada parecesse compensar aquela cratera gigante que tinha ficado) e que a uma dada altura fui eu que escolhi que se ia continuar a viver então teria que o fazer o melhor que conseguia e que um dia iria parar de sobreviver para voltar a viver! Fechei a sete chaves o emocional e dediquei-me ao que podia mudar e controlar - o profissional! Trabalhei incansavelmente para meter alguma ordem na minha vida e pelo caminho fui encontrando novas pessoas, novos sítios, novos desafios...e pouco a pouco o tempo de luz começava a ganhar ao tempo de escuridão!

Na minha vida existe claramente um antes e um depois do Pedro.
Passaram-se perto de três anos e o tempo tem-se encarregue de fazer o seu trabalho e de me trazer a serenidade necessária para me meter no caminho da felicidade! A vida traz, a vida compensa, a vida sabe! Esta perda será para sempre a minha pedra no sapato mas é também a responsável por ser o que sou hoje e sou profundamente agradecida pelo que já me trouxe e por ter feito de mim uma pessoa melhor! 🙏 
Estou serena! E insisto em ser feliz! Não abro mão disso! O truque está na perspectiva de onde vemos as coisas e eu escolhi ver o lado bom!

Se ainda aí estão, depois deste testamento...então só vos posso agradecer por me "ouvirem" e partilharem comigo este espaço que insisto em ser de luz!❤️


- OBRIGADA -

PS: Na fotografia o urso Alberto que lhe dei num dos nossos natais e que acabou por ser parte das idas e vindas do hospital! 🐻


14 comentários:

  1. infelizmente estas terríveis doenças continuam a ceifar vidas de pessoas maravilhosas... :(

    ResponderEliminar
  2. Que o Urso Alberto mantenha essa calma para te lembrar que todos os dias são dias de luz mesmo quando neles vemos a escuridão. Fiquei com o coração mais apertado do que o laço que ele tem no pescoço.
    Daquelas histórias que só deveriam existir nos filmes para nos lembrar que o amor 'para sempre' existe mesmo quando não tem um final feliz. Deviam todas terminar bem!
    Para nos dar a conhecer uma heroína da vida real! E que se por algum motivo a vida nos tramar vamos recordar que vale a pena lutar até ao fim mesmo quando nos dizem o contrário, mesmo quando sabemos o significado das 'letras pequeninas' do contrato!
    A Luz mostra sempre o caminho, a escuridão apaga-o!
    Muita sorte nesta vida Joana, mais do que ninguém mereces!
    E para o urso Alberto um grande abracinho e que continue ao teu lado sempre:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre! Vale sempre a pena lutar e manter-mo-nos do lado bom! Há tempo para parar, chorar... não somos de ferro e a alma doi! Mas depois se nos deixamos ficar na escuridão ela começa a tomar conta de nós...e não é bom! Não mesmo! Mantem-te na luz e trabalha isso TODOS os dias mais e mais e a vida aos poucos recompensa! :) O aperto no coração vai melhorar, tenho a certeza!
      O Alberto...mantenho-o por aqui! Claro! Já faz parte da casa!
      Obrigada! ❤️

      Eliminar
  3. Um beijo enorme princesa :) Estou e estaremos aqui. Acredita que tem teve a felicidade de o conhecer ficou com o coração cheio, e eu, padrinho do caloiro :) não fui excepção. Bjocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amizades das boas, para a vida! Obrigada por tudo! ❤️❤️❤️ Um beijo enorme.

      Eliminar
  4. Joana...
    Depois do que li posso dizer que conheci mais um bocadinho de ti. E obrigada por isso.
    De facto, quando te conheci percebi que eras uma menina diferente. Agora sei porquê.
    Tens uma luz enorme, uma áurea muito bonita e acredita que, nos poucos momentos que tive contigo, transmitiste isso!
    Um grande beijinho no coração ��������♡
    Filipa Jardim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Princesa... tinha que partilhar! Começava a fazer-me sentido e eu gosto de estar alinhada comigo! Obrigada pela mensagem! Fico sem palavras! Um beijo enormee ❤️❤️❤️

      Eliminar
  5. Não consigo imaginar o que passaste e sentes mas, uma coisa é certa, o Pedro deixou cá uma pessoa maravilhosa sem dúvida e com muito para partilhar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, muito obrigada de coração! Fico sem palavras! ❤️❤️❤️ Um beijo com amor.

      Eliminar
  6. A vida foi injusta e dura ctgo princesa. Mas fez florescer a menina/mulher que já eras ainda mais. A vida irá trazer-te grandes vitórias e mta felicidade, estou certa disso, porque o mereces.
    Beijinho grande <3

    ResponderEliminar
  7. Claramente fiquei com as lágrimas nos olhos. Acreditaste sempre! Foste e ele também fortes mas há doenças que nos levam tudo mesmo, é uma delas é o cancro. Felizmente conseguiste superar (se fosse eu não sei como o faria) e hoje deves ser alguém muito melhor devido a isso. Não conhecia o teu cantinho, mas de facto deveria. Muitas felicidades minha querida e que a vida te sorria nos próximos anos. Beijinhos <3

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha linda! Muito obrigada pela tua mensagem! Obrigada pelo carinho! Acredito que sim...que coisas destas podem fazer de nós pessoas melhores! E a vida vai-se encarregar de trazer coisas boas! Um beijinho enorme Carolina e que a vida te sorria também sempre com muito amor e saúde que é o mais importante!

      Eliminar