quarta-feira, 28 de março de 2018

Soja estufada com puré de maçã

Bem...hoje a receita que trago é com um ingrediente que se não estou em erro ainda não tinha utilizado aqui pelo blog! A soja texturizada! Conhecem?
Há uns dias, quando publiquei a receita de um Caril de Tofu, recebi uma mensagem a perguntar-me se em vez de utilizar o tofu se ficava bem a soja!? Eu respondi que nunca a tinha utilizado dessa maneira mas que se entretanto a pessoa experimentasse para me dizer como tinha corrido! Ao que parece ficou bom! :D
Entretanto fiquei de fazer à minha maneira e partilhar depois a ideia aqui no blog! E aqui está ela! Esta é uma receita para quem não tem grandes tempos para a cozinha...é que é literalmente meter tudo para dentro do tacho em lume brando e esperar que a magia aconteça!

E porque é que ainda não tinha utilizado a soja texturizada aqui?
Porque é um produto um pouco controverso, que na minha opinião tem alguns peculiaridades que fazem com que deva ser consumida com alguma moderação e porque a forma texturizada é altamente processada!
Sobre a soja é cada vez mais falada a questão da presença de hormonas, o estrogénio mais especificamente, neste alimento, ainda que numa dose baixa. Para quem não sabe o estrogénio é uma hormona predominantemente feminina responsável por parte da função reprodutora na mulher, daí que os seus valores sejam mais elevados durante a sua vida fértil (entre os 12-50 anos +/-). Ora... fora este período os estrogénios deixam de ser tão fundamentais! Portanto, o que é que eu recomendaria: crianças dar com moderação, mulheres em idade fértil sem problema, mulheres pós-menopausicas à partida sem problema, sendo que nesta fase diz-se que pode ajudar com os sintomas típicos da mesma (os afrontamentos e assim), homens...à partida também não haverá problema (e por favor não fiquem a achar que se comerem soja vos vão aparecer características femininas xD). 

Aqui por casa, confesso que gosto da soja texturizada mas como mesmo muito ocasionalmente, principalmente pelo facto de ser um produto muito processado e porque considero que há outras opções mais saudáveis. Ainda assim fica a sugestão!
Vamos à receita?


PS: Desde que me lembro que quando faço esta receita o puré de maçã vem sempre junto! É que gosto mesmo da combinação! Daí que aqui vou-vos dar  a receita das duas coisas! Pode ser?




Ingredientes

 1 tigela de sopa de soja texturizada desidratada

 5 dentes de alho

 1 maçã

 1 pimento amarelo

 1 fio de azeite

 1 folha de Louro

 1 colher de chá de alho em pó

 1 colher de chá de curcuma/ Açafrão das Índias

 1 colher de chá de Ras el Hanout (se não tiverem usem caril)

 Sal marinho integral

 Pimenta preta triturada no momento q.b.

 300g de cogumelos Paris pequenos inteiros

 1 Berinjela pequena em cubos

 150 a 200ml de vinho branco

1 Mão de salsa picada

 Para o puré: 5 maçãs + sal marinho + alho em pó (opcional) + Pimenta preta (opcional)










Preparação

 Comece por demolhar a soja: transfira a soja desidratada para um alguidar e tape-a com água fria. Reserve pelo menos meia hora e está pronta a utilizar!

Agora trate do estufado. Num tacho coloque a soja, os alhos laminados, a maçã descascada e cortada em cubos, o pimento amarelo cortado em tiras, um fio de azeite, o vinho branco, a folha de louro, o sal, a pimenta preta, o alho em pó, a curcuma e o Ras el Hanout (ou o caril). Leve tudo ao lume, em lume brando e com a tampa do tacho colocada, durante uns 25 minutos.

 Entretanto prepare a berinjela cortando-a em cubos grosseiros e lave os cogumelos. Adicione ao estufado anterior após os 25 minutos. Adicione também a salsa, misture tudo e reajuste temperos se necessário. Deixe mais um pouco ao lume até que os cogumelos e a berinjela estejam cozinhados. 

 Entretanto, enquanto o estufado de seja foi fazendo deve tratar do puré de maçã. Descasque as maçãs e corte-a em bocados grosseiros. Leve ao lume com um pouco de água (é mesmo só um pouco para que a maçã não agarre ao fundo do tacho) e sal. Deixe a maçã cozer em lume brando. Após esse tempo triture tudo com a varinha e está feito. Eu quando quero despachar faço só assim...se não ainda junto um pouco de alho em pó e pimenta preta que lhe dá um toque interessante.









2 comentários:

  1. Hum parece delicioso! Vou experimentar, e depois dou o feedback :)

    By Tatiana*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mil desculpas pela demora na resposta! Confesso que estes últimos tempos me têm feito andar mais afastada do blog!
      Tatiana, se entretanto já fizeste a receita espero que tenhas gostado e se não fico à espera de feedback!
      Um grande beijinho e um feliz dia do trabalhador xD

      Eliminar