sábado, 17 de março de 2018

Como lidar com momentos difíceis




Desde que escrevi aqui sobre a minha história com o Pedro (para quem não sabe do que falo, ficam a par aqui), foram muitas as mensagens lindas e de apoio que fui recebendo (obrigada, mesmo! Acreditem que fiquei de coração cheio com o que fui lendo).
Ora, em algumas destas mensagens não pude deixar de prestar atenção a algo que me iam dizendo frequentemente: 
"Foste muito forte...quem me dera ser como tu e ter a tua força!".


E ler isto fez-me ganhar uma enorme vontade de vos falar o que acho sobre esta coisa de ser forte ou não e de enfrentar os problemas.


Pessoas bonitas...eu sou uma pessoa normal,
 que também tenho os meus dias 
e que mesmo tendo passado por algo tão duro, que sem dúvida foi o pior que já me aconteceu e que me irá marcar para sempre, não deixo de me comover pelas coisas do dia-a-dia! Não deixo de sentir quando pessoas de quem eu gosto muito e a quem dei muito me magoam. Não deixo de sentir quando coisas más acontecem a pessoas boas. Não deixo de, por vezes, deixar que o cansaço me passe por cima e que faça sentir aquela saudade de quem é rede em dias confusos. Claro que não deixo. E às vezes, ainda choro com isso!



Nesses dias é fácil cair no embale do "Eu não consigo mais! Não dá mais! Não foi isto que eu sonhei! Estou tão cansada!". É fácil meter aquela música que vem cheia de recordações e afundar no que era para ser e não foi! É fácil fecharmo-nos ali e ali ficarmos! Eu sei que sim! Mas também sei que é nessas alturas que mais do que nunca escolho ser feliz!



Dar-me tempo para gerir a dor é importante...
às vezes precisamos de meter cá para fora o que nos vai cá dentro e ficar ali a "chafurdar em autocomiseração". Certo! Mas depois (e este depois não pode demorar) tem que se dizer "basta!". 

Ficar ali a alimentar o problema não vai resolver nada pessoal! É altura de parar para pensar como dar a volta por cima! 
É altura de se o que apetece é ficar no sofá a ganhar raízes e a deprimir...então vamos lá (ainda que muito a ferros) ao ginásio, dançar, trabalhar, vamos combinar e sair com quem nos quer bem, rir com amigos, vamos escrever, ler, vamos ver um filme, vamos viajar, o que for...! Vamos sair da nossa bolhinha e seguir caminho! E cada um certamente saberá o que melhor resulta para si! 
E se no inicio parece que nada vem com significado, nada substitui o que queríamos que fosse e não é...com o tempo (e é preciso dar algum tempo) vamos serenando e mais na vida vai surgindo! De bom! 

Problemas e uma história de vida para contar todos têm... é depois o que escolhemos fazer com isso, aprender com isso que faz a diferença! E aqui é uma escolha individual! 
Acredito que só a focar-mo-nos nas coisas boas é que conseguimos colher o bom da vida! E não tenho a menor dúvida que coisas boas puxam outras coisas boas! Be positive! 
Acredito também que cada um tem dentro de si as ferramentas e a força necessária para dar a volta à situação...só têm que procurar e aprender a usá-las! Cada um à sua maneira! E por favor...se sentem que as coisas não estão bem...saiam da vossa zona de conforto! Lutem e procurem por melhor!



Acredito mesmo que na vida nada acontece por acaso e que cada pessoa com que nos vamos cruzando tem algo a ensinar-nos, tem a sua importância. E há nãos que às vezes chegam para dar lugar a bons sim's! E que é perante a adversidade que crescemos e nos tornamos pessoas melhores!
Chamem-me totó ou Joana no país das maravilhas...mas Sim! Acredito mesmo muito nisto!






Pedras no caminho!? Guardo-as todas! Um dia vou construir o meu castelo! By Fernando Pessoa





Esta tela linda foi-me dada à relativamente pouco tempo e conta tão bem o que é para mim esta coisa de viver com luz! Guardo-a com amor...porque é isso que quero escolher guardar! E se isso levar tempo? So what!? É o que for preciso para ficar de bem! :)
Espero que gostem!

Um beijinho e um bom domingo!



2 comentários:

  1. Conheço um pouco de Ti, porque sou Amiga da Tua Mãe, outro tanto porque sigo com carinho e atenção os teus textos...
    Já chorei contigo sem te conhecer, já me revi tantas vezes nas tuas tão puras palavras...

    Um beijinho no teu coração Miúda Gira!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ❤️❤️❤️ ohhhh...tão bonita! Obrigada amiga da mãe!😊 Foi tão bom receber esta mensagem. Sem palavras! 😘

      Eliminar