quinta-feira, 1 de março de 2018

Em jeito de sopa caramela

Cresci no campo com amigos da cidade! A semana acontecia no frenezim das apitadelas e ruido das gentes cheias daquela pressa de quem tem sempre algo infindável por resolver! O fim de semana era sinónimo de serenidade, vinhas, verdes, sopas e mimos dos avós (os do campo).
A avó Rosa, naquele tom parco em tecnologia, ligava a dizer que tinha almoço para a neta (que era o mesmo que dizer que estava a morrer de saudades)...bifes com batatas fritas!!! Uiiiiii! Eu respondia-lhe que sim...claro! Qual é a criança que diz que não a uma proposta destas?! Escusado será dizer que quando lá chegava a assimetria na mesa fazia-se notar: de um lado o prometido (ovo estrelado e batata frita) do outro aquela sopa caramela (de entulho? Sabem?) que só os avós fazem? (Ok...a mãe agora também faz e muito bem!). De feijão, batata, couve e aquela carne que insistia em manifestar-se em pequenos pedacinhos de ossos aqui e ali?! Anos e anos a não achar a mínima piada a essa sopa! Claro que o tempo passa e os gostos mudam, como nós! O tempo foi-me deixando a margem para apreciar o que é nosso, o que se cozinha em casa com amor, o que transporta para aquelas boas memórias! Hoje já não tenho a avó mas tenho a mãe para fazer essa sopinha que me aquece tanto corpo e alma (claro que sem os ossinhos!)...e depois há a minha versão simples e fácil, sem carne e com os temperos da moda (as especiarias!). A minha sopa em jeito de sopa caramela! ♡


Ingredientes

♡ 1 cebola

♡ 5 dentes de alho

♡ 1/4 de alho francês 

♡ 1 fio de azeite

♡ sal marinho integral

♡ 2 tomates maduros

♡ 1/2 cenoura

♡ 3 folhas de couve lombarda

♡ 1 lata de feijao manteiga/feijão vermelho

♡ 1 colher de chá de alho em pó 

♡ 1 colher de chá de gengibre

♡ 1 colher de chá de açafrão das Índias 

♡ 1 colher de chá de cominhos

♡ Pimenta preta q.b.

♡ 1 mão generosa de coentros

♡ 5 copos de água 






Preparação

♡ Comece por picar a cebola e o alho e cortar o alho francês em rodelas finas. Transfira-os para uma panela e regue com um fio de azeite e sal. Leve ao lume até os legumes começarem a amolecer.

♡ Enquanto o refogado está ao lume vá preparando os tomates descascando-os e picando-os. Adicione ao refogado.

♡ Passados uns 10 minutos adicione a água e reajuste o sal. Adicione também as várias especiarias (alho em pó, pimenta preta, gengibre e cominhos). Mantenha ao lume enquanto prepara os restantes legumes.

♡ Corte agora a cenoura em finas rodelas e a couve lombarda como se fosse para caldo verde. Pique os coentros. Adicione ao preparado anterior. Adicione também o feijão, reajuste temperos e deixe cozer (uns 10/15min). 

♡ PS: se gostar pode colocar cogumelos! Gosto muito! Não meti porque não tinha! 

♡ A sopa esta pronta! Sirva! Bom apetite!









Sem comentários:

Enviar um comentário