sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Riviera Maia |México| - Parte 2

Bem e como prometido aqui vem mais uma parte da foto-reportagem da viagem ao México (encontram a Parte I aqui e a Parte III vem já a seguir).

Hoje as fotos são maioritariamente das excursões do 1º e 2º dia, sendo que deixo as fotos dos parques -Xcaret e Xel-Ha (que eram maravilhosos! :O) para a parte III.


- Tulum -
É um local arqueológico, antiga cidade Maia, no estado de Quintana Roo, rodeada por uma espessa muralha protectora, muralha esta que lhe dá precisamente o nome em língua Maia (Tulum = Barreira/Parede).
A vista da cidade é avassaladora...é que está totalmente voltada para o mar das Caraíbas que é dono de um azul maravilhoso, daqueles que sonhamos para a viagem paradisíaca (dir-vos-ia que as fotografias falam por si).
Tulum é o terceiro sítio arqueológico do México mais visitado, depois de Teotihuacan e Chichén Itza.








Oh god...este azul! Maravilhoso!











- As ruínas da cidade Maia Tulum -





Estes "bicharocos" (e estou a ser meiguinha ao trata-los assim... eram bem gorduchos e assim para o grande :P) passeavam-se por lá à vontade e recomendo-vos que não façam como eu. É que andava eu distraída a apreciar a paisagem e a tirar fotografias quando quase que ia espetando o pé literalmente em cima de um... percebi mesmo em cima do acontecimento o que ia acontecer, dei um pulo enorme e não ganhei para o susto! Imagino que ele não ficasse muito satisfeito por ser pisado! :P



- Companheiras de viagem -





- Cobá -
É uma grande cidade da civilização Maia, em ruínas, localizada no estado de Quintana Roo, Península de Iucatã.
Apenas uma pequena parte da cidade foi limpa da selva daí que só uma parte possa ser visitada. Para chegar a um dos monumentos mais importantes de lá podem ir de bicicleta (alugada no momento) ou ser levados por um guia turístico num triciclo (se forem por agência esta já tem tudo isto providenciado).
 O monumento mais emblemático desta cidade é a pirâmide de Nohoch Mul - "el castillo" - com cerca de 
 metros de altura.


- O caminho de bicicleta -











- A pirâmide-
Até este ano ainda era possível subir, mas dada a degradação do monumento tal ia deixar de ser possível a partir de 2018.
Para os mais temerosos das alturas...não recomendável! Ainda que já vos digo que a vista é incrível.










O calor lá era imensoooo mesmo! Ao longo da viagem deram-nos garrafas de água...mas por esta altura, longe do autocarro já não havia água que nos chegasse.






- Já no hotel -
Era noite de ir experimentar o restaurante mexicano. 
Da comida que comi...confesso que já não me recordo mas sei que a sobremesa foi um bolo de "tres leches" - que não amei! - e os senhores de lá não resistiram a brindar-nos com um sombrero e umas tequilas.
Um brinde a nós meninas:D







- Hhuuum os pequenos almoços! Bons! -



Neste dia ficámos pelo hotel. Deu para uma ida ao ginásio e mais tarde ainda "fui raptada" para ir a uma aula de dança com pessoas que habitualmente iam aquela aula. Acharam um máximo eu estar ali e eu também não me importei nada dado o quanto gosto de dançar!





- Uma das piscinas -
E a seguir um milkshake e um crepe para estragar a ida ao gym!:P





- leituras de fim de tarde -



- Jantar no italiano (com direito a cocktail) -







-  Chichén Itzá -
Chichén Itzá foi eleito em Lisboa, no dia 7 de Julho de 2007, pelos organizadores da campanha New7Wonders, uma das Nove Sete Maravilhas do Mundo.
Construída pela civilização Maia no final do período clássico, esta cidade localiza-se no estado de Yucatán e é provavelmente um dos maiores centros urbanos dos Maias com uma grande diversidade populacional, factor esse que poderá estar na origem da variedade de estilos arquitectónicos encontrados no local.

-  Templo de Kukulcán -
Situada no centro de Chichén Itzá, o templo possui uma altura de 30 metros e é formado por diversas plataformas quadradas empilhadas uma a uma e uma escadaria com 365 degraus que represetam os 365 dias do calendário maia.
Possui diversos detalhes triangulares que quando reflectidos pela luz do sol em algumas alturas do ano reflectem o desenho de uma serpente - o significado deste acontecimento não é consensual (se é que tem significado).







-  Templo dos guerreiros -





-  Os Cenotes -
Viemos almoçar aqui num restaurante tipo buffet - nada de especial sobre esta parte, mas o que veio a seguir...muito giro!
Os cenotes são cavidades naturais que estabelecem a ligação entre a superfície e áreas alagadas subterrâneas, presentes especialmente na península do Yucatán.
Há vários tipos - abertos, fechados,... - sendo que os que verão nas fotografias correspondem a cenotes abertos onde é possível nadar.
As águas destes cenotes são geralmente límpidas sendo a principal fonte de água potável nesta região devido à escassez de rios e lagos. 
Os maias chamavam-lhes Ts'onot, o que se refere a qualquer local com águas subterrâneas acessíveis.















Na saída dos cenotes, alguns produtos locais que era possível comprar.





-  Cidade Maia (actual) -








-  Calendário Maia -




E um lanchinho à chegada ao hotel :)



E pronto. Hoje é o que tenho para vos mostrar! Espero que as fotos vos estejam a aguçar a vontade de lá ir! :D
Beijinho. Até amanhã*


Sem comentários:

Enviar um comentário