domingo, 8 de outubro de 2017

Pavlova de Lemon Curd |sem claras|

Bem...e já la vai mais um tempo de ausência. Estive finalmente de férias grandes (e foram só maravilhosas! O instagram tem sido o meu cúmplice! :P)
Entretanto...tenho feito algumas comidinhas mas pouco fotografado. De qualquer das formas há sempre algumas receitas de reserva para serem publicadas :P (é que isto de cozinhar, preparar, fotografar, arrumar, editar...ainda dá o seu trabalho e requer sempre algum tempo e planeamento! :) ). 
É fim de semana e como tal pede sobremesa...vai na volta fiquei na duvida se vos trazia hoje um bolinho de maçã ou uma pavlova...a conclusão foi simples: O tempo ainda está muito quente e por isso deixamos o bolo para quando já apetecer aquele cházinho ou café bem quentinho. Combinado?
Posto isto hoje a receita é muito muito gira e peculiar...Pavlova de lemon curd (aquele que há uns tempos vos dei a receita e que é vegan) com uma base de água de grão! Sim...é isso mesmo, água de grão em vez das tradicionais claras para fazer o merengue. Surpreendidos? A ideia já a tinha visto em alguns sítios mas depois de ver a receita do blog Nem acredito que é saudável não resisti a experimentar. E não é que resulta mesmo! Desafio-vos a fazê-la! Não se nota NADA o sabor do grão!






Ingredientes

 Para o merengue
Água de 1 lata de grão (sem sal adicionado)
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de amido de milho (Maizena)
4 colheres de sopa de açucar

Para o creme branco
Iogurte grego ligh Lidl/Skir
Mel a gosto

Lemon Curd
Ver receita aqui

♥ Framboesas, mirtilos e raspas de chocolate 








Preparação

♥ Comece por preparar o lemon curd de acordo com a receita aqui no dia anterior para que tenha tempo de arrefecer. Reserve.

♥ Trate agora do merengue: Comece por pré- aquecero forno a 100ºC. Agora drene a água da lata de grão de bico numa tigela grande e bata aproximadamente 5 minutos até que tenha dobrado de tamanho e esteja branco e espumoso.

 Adicione a maizena e bata novamente por mais um minuto . Gentilmente adicione o açúcar aos poucos, batendo até que a mistura comece a ficar firme e com picos brilhantes. Adicione a essência de baunilha e bata mais um pouco.

♥ Agora forre um tabuleiro com papel vegetal e com uma colher de sopa faça uma circunferência de merengue de modo a que este fique tipo a base de uma pizza. 

 Leve ao forno cerca de  2 horas, até começar a ver um ligeiro tom dourado nas bordas do disco. Não abra o forno enquanto o merengue coze. Desligue o forno e deixe arrefecer la dentro.

♥ Uma vez fria a base de claras, chegou a altura de a rechear primeiro com o iogurte, depois com o lemon curd e finalmente com as framboesas, mirtilos e raspas de chocolate. E bom apetite.






Sem comentários:

Enviar um comentário