domingo, 24 de janeiro de 2016

Granola rápida de quinoa, malte e chocolate

Granola é daqueles snacks que gosto sempre de ter em casa! Não só pelo tempo que aguenta em frascos herméticos e pela versatilidade ao dar para usar em receitas muitos diferentes, mas também pelo bom teor nutritivo que tem ao ter logo uma boa porção da dose diária recomendada de oleaginosas, ao ter cereais que têm um bom teor de fibras que regulam a absorção de outros nutrientes e inclusive retardam a assimilação dos hidratos de carbono (vulgarmente conhecidos por açucares) e ao ter um conjunto de sementes que integram o conjunto dos superalimentos que enriquecem bastante a nossa alimentação.
Pois bem, esta granola, feita com vários cereais, com a quinoa que tem muitos beneficios para a saude, e com malte de cevade e chocolate, fica deliciosa e é bastante prática de fazer. Depois é só usar a sua imaginação e usá-la no que mais lhe apetecer: como snack, no seu iogurte com fruta, nas suas overnights, ou num bolo ou até mesmo como um topping no seu creme de abóbora...porque não?! É mesmo onde gostar! 



Ingredientes

 1 chávena frutos secos (avelãs, amêndoas, passas, amendoins) + 1 e 1/2 chávena  flocos (espelta, cevada, centeio, aveia…os que quiser) + ½ chávena de sementes (sesamo, chia, girassol, abóbora) +3/4 chávena de quinoa crua
♥ 1 clara de um ovo grande
♥ 1/2 chávena de malte de cevada
♥ ¼ chávena mel
♥ 1 colher sopa bem cheia de canela
♥ 1 colher chá de extracto de baunilha
♥ 1 pitada de sal
♥ Raspas de chocolate com uma boa percentagem de cacau e de preferência sem açúcar



Preparação

 Numa frigideira, junte todos os ingredientes, com excepção das raspas de chocolate e envolva tudo muito bem. 

♥ Leve a lume brando, mexendo sempre para não queimar, até estar com um aspecto dourado mais escuro e com uma textura mais crocante. Retire do lume e deixe arrefecer completamente. 

♥ Junte as raspas de chocolate e envolva tudo.

♥ E está pronta. Agora é só dar largas à imaginação e usá-la como mais gostar!




Sem comentários:

Enviar um comentário