sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Crepes de ricotta, espinafres e camarão

Há já um tempo que me apeteciam uns crepes ou umas panquecas (acho que a culpa é da minha mãe que ultimamente anda em onda de panquecas). Estava na hora de jantar e então pensei...porque não uns crepes salgados?! E nasceram estes maravilhosos crepes de requeijão, espinafres e camarões em molho agridoce. Simples de fazer a única parte mais aborrecida é que suja alguma loiça...mas digo vale bem bem a pena porque são de comer e chorar por mais!!!



Ingredientes

♥ Para a massa dos crepes: 
1/2 chávena farinha de trigo sarraceno
1/2 chávena de farinha de centeio (para receita sem gluten use farinha de aveia)
1 ovo
300ml de leite vegetal (usei de aveia)
água até a massa estar com a consistência certa
1 colher de chá de Açafrão das Índias em pó
Talos de salsa picados finamente
Sal e pimenta para temperar
manteiga para barrar a frigideira

♥ Para a ricotta com espinafres: 

6 dentes de alho picados
fio de azeite
espinafres
sal para temperar
1 requeijão

♥ Para os camarões agridoces: 

miolo de camarão congelado
4 dentes de alho picados
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de tomilho

♥ Ovos para escalfar e salsa para decorar




Preparação

Comece por fazer a massa dos crepes misturando todos os ingredientes (eu usei a bimby mas pode usar um liquidificador por exemplo). Reserve a massa.

Agora prepare o recheio: comece por meter numa frigideira os alhos picados com um fio de azeite e deixe alourar ligeiramente. Junte de seguida os espinafres e tempere com sal. Quando os espinafres estiverem amolecidos, apague o lume e deixe arrefecer ligeiramente. Junte o requeijão ao preparado dos espinafres e está pronto o recheio. Reserve.

Para os camarões: comece por colocar os alhos picados numa frigideira e adicione o azeite, o vinagre balsâmico e o mel. Deixe alourar ligeiramente os alhos nesta mistura agridoce e de seguida junte os camarões e o tomilho. Quando os camarões tiverem uma cor rosadinha apague o lume e reserve.

Está na altura de tratar dos crepes: Com a ajuda de um guardanapo barre o fundo de uma frigideira com manteiga vegetal. Quando esta já estiver quentinha coloque na frigideira uma porção de massa de crepes (eu uso uma concha de sopa) e espalhe a massa. Deixe cozinhar de um lado e de outro. Repita o processo até acabar a massa e ter vários crepes.

Finalmente escalfe os ovos em água a ferver com umas gotinhas de vinagre.

Agora é só empratar. Estenda um crepe num prato, recheie com o requeijão com espinafres. Enrole o crepe. Coloque o ovo escalfado por cima do crepe e regue com camarões e o molho dos mesmos. Uns raminhos de salsa e está pronto a servir! E a comer!

Bom apetite!



Sem comentários:

Enviar um comentário