As especiarias e ervas aromáticas são sem dúvida algo que não pode faltar quando estou a cozinhar! São super versáteis, ficam bem com montes de tipos de comida (experimentem ir fazendo várias combinações, às vezes com coisas improváveis...poderão ter uma agradável surpresa!) e melhor do que isso, pelo toque especial e sabor que acrescentam, ajudam a diminuir a quantidade de sal adicionado...o que os hipertensos agradecem! :)
Ora...a curcuma (também conhecida por Açafrão-das-Índias)é uma dessas especiarias cheias de benefícios para a saúde! Se não vejamos:
♥ Tem uma substância, a curcumina, que actua como anti-inflamatório (tenham em conta que a maior parte das doenças crónicas tem como base um "excesso" de reacção inflamatória...);
♥ O efeito antioxidante é inegável;
♥ Estudos apontam para o beneficio na prevenção do cancro diminuindo a capacidade de multiplicação das células cancerigenas.
Chega para vos convencer ou ainda é preciso mais?! É que para além disso fica super saborosa na comida e dá-lhe aquele tom amarelo irresistível (vejam as fotos da receita e digam-me se não tenho razão!?)
Hawww...e só mais uma peculiaridade importante...é que para que a curcumina possa actuar, devem "activá-la" juntando um pouco de pimenta preta na comida (de preferência moída na hora).
♥ 4 filetes de peixe-gato
♥ Para a marinada
♥ Para a salada
♥ Para a molho da salada
1 colher de chá bem cheia de açafrão-das-Índias em pó
1 colher de chá rasa de paprika
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de orégãos secos
Temperar com sal, pimenta e alho ou cebola em pó
Temperar com sal, pimenta e alho ou cebola em pó
Tomate cherry (cortado em metades)
1 manga (cortada em cubos)
Meia alface iceberg
1 nabo pequeno ralado
1 cenoura ralada e em lascas
Meio pepino cortado em cubos
Ramos de salsa
Sumo espremido do caroço da manga
Sumo de 1 lima
Molho de soja
♥ Juntam-se todos os ingredientes da marinada numa taça e mistura-se tudo! Está pronta a marinada...só têm que meter lá os filetes a marinar no minino meia hora antes de cozinhá-los.
♥ Após ter dado tempo ao peixe de ganhar o sabor da marinada, confeccione-os numa frigideira, nesse molho bom, em lume brando.
♥ Hora de tratar da salada. Dispor os ingredientes da salada num prato. À parte juntar todos os ingrediente do molho para a salada e misturar bem. Depois é só regar este molho por cima da salada e verá que junto com os filetes vai ficar uma refeição leve, nutritiva e super saborosa!
Sem comentários:
Enviar um comentário