terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Filetes de peixe gato em marinada de açafrão com salada nutritiva

As especiarias e ervas aromáticas são sem dúvida algo que não pode faltar quando estou a cozinhar! São super versáteis, ficam bem com montes de tipos de comida (experimentem ir fazendo várias combinações, às vezes com coisas improváveis...poderão ter uma agradável surpresa!) e melhor do que isso, pelo toque especial e sabor que acrescentam, ajudam a diminuir a quantidade de sal adicionado...o que os hipertensos agradecem! :) 

Ora...a curcuma (também conhecida por Açafrão-das-Índias)é uma dessas especiarias cheias de benefícios para a saúde! Se não vejamos: 

♥ Tem uma substância, a curcumina, que actua como anti-inflamatório (tenham em conta que a maior parte das doenças crónicas tem como base um "excesso" de reacção inflamatória...); 

♥ O efeito antioxidante é inegável; 

♥ Estudos apontam para o beneficio na prevenção do cancro diminuindo a capacidade de multiplicação das células cancerigenas.



Chega para vos convencer ou ainda é preciso mais?! É que para além disso fica super saborosa na comida e dá-lhe aquele tom amarelo irresistível (vejam as fotos da receita e digam-me se não tenho razão!?)



Hawww...e só mais uma peculiaridade importante...é que para que a curcumina possa actuar, devem "activá-la" juntando um pouco de pimenta preta na comida (de preferência moída na hora).




Ingredientes

♥ 4 filetes de peixe-gato 

 Para a marinada
1 colher de chá bem cheia de açafrão-das-Índias em 
1 colher de chá rasa de paprika
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de orégãos secos
Temperar com sal, pimenta e alho ou cebola em pó

 Para a salada
Tomate cherry (cortado em metades)
1 manga (cortada em cubos)
Meia alface iceberg
1 nabo pequeno ralado
1 cenoura ralada e em lascas
Meio pepino cortado em cubos
Ramos de salsa

 Para a molho da salada
Sumo espremido do caroço da manga
Sumo de 1 lima
Molho de soja




Preparação

♥ Juntam-se todos os ingredientes da marinada numa taça  e mistura-se tudo! Está pronta a marinada...só têm que meter lá os filetes a marinar no minino meia hora antes de cozinhá-los.

♥ Após ter dado tempo ao peixe de ganhar o sabor da marinada, confeccione-os numa frigideira, nesse molho bom, em lume brando.

♥ Hora de tratar da salada. Dispor os ingredientes da salada num prato. À parte juntar todos os ingrediente do molho para a salada e misturar bem. Depois é só regar este molho por cima da salada e verá que junto com os filetes vai ficar uma refeição leve, nutritiva e super saborosa!


Sem comentários:

Enviar um comentário