sábado, 8 de setembro de 2018

Turquia I (Istambul)

Bom dia! Ora hoje, como já perceberam pelo título do post tenho foto-reportagem e muitas coisinhas para vos contar sobre a última viagem que fiz! Para quem me segue pelo instagram percebeu certamente que há cerca de 1 mês fui à Turquia e que muitas das fotos já as fui partilhando por lá!

Acabei por receber umas quantas mensagens a perguntarem-me coisas da viagem e confesso que foi das que mais curiosidade suscitou em quem me segue nas redes sociais. Portanto aqui vamos nós! Vou explicar tudinho!

Todos os anos faço pelo menos 1 viagem em família, com os pais e manos. Este ano queríamos algo diferente. Começamos por falar em Cuba mas entretanto vimos que para o tempo que queríamos e estilo de viagem que pretendíamos ficava bastante fora do nosso orçamento.

Ora, assim a modos que por acaso, estava eu a ver promoções da Logitravel e vejo um anúncio de "Turquia, 10 dias circuito, 499€".
Não sendo a Turquia uma prioridade na minha lista de sítios a ir, o preço e a descrição dos locais por onde iríamos passar agradou-nos bastante e lá decidimos: Vamos!

E não me arrependo absolutamente nada! Foi uma enorme surpresa pela positiva! É um país cheio de uma beleza natural e cultural incrível e as pessoas em geral são bastante civilizadas.

Mas vamos voltar então ao foco inicial! :p
Portanto no total, total a viagem acabou por nos ficar em 1100€/pessoa. E passo a explicar!
Os 499€ eram a base, mas este seria o preço para época baixa. Para a altura que queríamos o valor era de 600€ base, depois teríamos que pagar mais 50€/pessoa em gorjetas, 200€/pessoa para excursões que faziam parte do plano, ainda comprámos um seguro de viagem (25€/pax) e comprámos os vistos de entrada no país! Ainda gastamos em coisas que queríamos, passeios extra e alguma comida.

A Turquia é um país euro-asiático, com apenas 5% na parte Europeia maioritariamente ocupada por Istambul e que faz fronteira com 8 países: Bulgária, Grécia, Geórgia, Arménia, Azerbaidjão, Irão, Iraque e Síria.

Não pertencendo à União Europeia (apesar de desde 2005 estar em negociações) é necessário Visto de entrada, que custa cerca de 30€ por pessoa, tem a duração de 90 dias para turistas e é muito fácil a obtenção. É só irem ao site do visa electrónico (link aqui), preencherem tudo e automaticamente o visto é emitido. Depois por segurança imprimam o papel final (com um código de barras).

Depois, nós levamos os nossos passaportes e foi o que mostramos no Serviço de Controlo de Fronteiras, ainda que na página do Portal das comunidades (link aqui) refira que desde 2013 cidadãos portuguesas possam entrar simplesmente com cartão de cidadão.

Agora quanto à viagem em si... foi tudo tratado com a Logitravel, uma agência de viagens online e bem conhecida e correu tudo super bem. O nosso pacote (que era o mais básico) incluía voos de ida e volta, estadias (quase sempre hotéis 5* muito bons, excepto em Istambul que era de 3*), pequenos almoços e jantares, os transfers aeroporto-hotel e de umas cidades para as outras, guia (que inicialmente achamos que seria espanhol mas depois tiveram o cuidado de conseguir um guia Português), as entradas nos vários locais a visitar e um passeio de barco que já vos explico.

Fomos 10 dias e adorámos!
Vamos ao passeio? Começamos por Istambul nesta primeira parte...

Por lá estivemos cerca de 3 dias (2 à chegada e 1 na partida). É uma cidade muito movimentada, onde de longe a maior parte da população turca está concentrada já que o motor económico e cultural do país está muito focado ali. Trânsito...sempre muito e em dias de semana péssimo! :P
Só para terem uma ideia, Istambul é a quarta maior cidade do mundo e a par com Londres, a mais populosa da Europa.
Uma curiosidade gira é que Istambul é a única cidade do mundo situada em dois continentes - Ásia e Europa, estando o Rio Marmara a dividi-la.

Ora, um dos primeiros passeios que fizemos foi a travessia de barco para o Bósforo (o estreito que separa Europa da Ásia). É uma viagem de cerca de 1 hora, muito agradável onde são visíveis as diferenças paisagísticas da parte ocidental e oriental da cidade e onde vamos observando os bosques, castelos, as mesquitas, os palácios e os palacetes de madeira construídos em ambas as margens.

De volta a Istambul, parte Europeia, foi tempo de conhecer o Bazar egípcio também conhecido por mercado das especiarias!

É um dos bazares mais antigos e maiores da cidade, sendo apenas ultrapassado pelo Grande Bazar. O seu nome vem do facto das especiarias serem dos produtos mais comercializados ali, sendo que a maioria destas eram importadas do Egipto, daí o nome do mercado.

E o que é que eu achei?
Portanto, eu já tinha estado nos Souks (mercados) marroquinos e imaginava algo idêntico - autênticos labirintos, cidade a dentro, quase que em modo favela, onde sons, cheiros e cores se misturam. Não! Apesar de algumas semelhanças, achei diferente! É um mercado de produtos bem típicos deles, com todas as suas peças de ourivesaria, tapeçaria, artesanato, gomas, especiarias, com as típicas cores coloridas que lhes são bem típicas, mas com lojas bem organizadas, onde é fácil a orientação e onde me senti bastante segura.
Os vendedores São um máximo...claro que todos querem vender e lá ao seu jeito se desenrascam em toda uma "poligotice" pegada para chamar quem não fala a mesma língua que eles. Mas são em geral gente boa e que quando por algum motivo precisava de alguma informação, ajudavam sem a seguir estarem logo de mão esticada a pedir dinheiro (que foi o que me aconteceu n vezes em marrocos).

Estas gomas que vêem aqui em baixo chamam-se Lokums!
São feitas basicamente com água e amido de milho e depois são adicionados outros ingredientes para lhes dar sabor e cor. Estes rolinhos (que depois são cortados em bocados mais pequenos) são uma constante na Turquia e há deles muito bons! Foi uma desgraça o tempo que lá estive, no que toca a estas gomas! xD

Next Stop: Basílica de Santa Sofia (Sagrada sabedoria de Deus).
Construída em frente de uma das principais mesquitas da Turquia, a mesquita azul (da qual já vos vou falar a seguir) é giro perceber o contraste entre religiões ali! Reparem cristianismo vs Islaminsmo.

Esta Basílica, construída em 537 e reconstruída posteriormente na totalidade 3 vezes devido a terramotos, incêndios e saques atravessa diferentes épocas e autores, que ao longo do tempo não só lhe ofereceram diferentes projectos arquitectonicos como utilidades. Começou apenas por ser uma igreja mais simples, mas com a queda de constantinopla e invasão dos otomanos, o sultão fez deste local mesquita onde pouco a pouco, minaretes, candelabros, mosaicos foram sendo acrescentados. Ao longo de perto de 500 anos servio de local de culto ao islâmicos, sendo finalmente em 1935 convertida em museu.

Depois de uma pausa para almoço, houve tempo para visitar a Mesquita Azul, em frente à Basílica de Santa Sofia, que na altura estava com o exterior praticamente tapado com andaimes para obras então acabei por não fotografar grande coisa.
A mesquita azul foi construída muito depois da Basílica (cerca de 1000 anos depois) e tem 6 minaretes, sendo a única com este número de minaretes em Istambul.
Para ficarem com uma noção, quantos mais minaretes (as colunas da mesquita), maior a importância e grandiosidade da mesquita. Mesquitas com 4 minaretes já são consideradas bastante relevantes. Com 7 minaretes é o máximo que existe no mundo e só em Meca a conseguem encontrar.

O nome deve-se à construção com Mosaicos azuis de Iznik que lhe conferem o tom característico.
No interior procede-se às cerimonias religiosas muçulmanas. 5 vezes por dia os cantos de chamada dos crentes ecoam nas ruas. Nascem de cada parte da cidade, de cada mesquita, de forma ordeira quase que a pareceram ecos umas das outras.

No interior não é permitida a entrada com sapatos nem partes do corpo à mostra para além da face. Recomendo-vos que levem calças (e isto é válido para homens e mulheres) ou vestidos compridos, com camisolas que cubram os ombros. O lencinho para cobrir cabelo, braços e ombros é essencial.
Se por alguma razão se esquecerem de cumprir estas regras, no local podem gratuitamente obter lenços e saias compridas para o efeito da visita interior.

Passeio à noite, jantar (neste dia ficou incluído o almoço em vez do jantar) e caminha.
Estávamos prontos para o dia seguinte.

O 3º dia começou com a visita a Topkapi, a residência dos sultões do império otomano ao longo de 4 séculos. Adorei a visita e fiquei impressionada com algumas curiosidades:

• Topkapi, tal como outras residências de sultões não era apenas um "harém" cheio de odaliscas, cheio de mulheres bonitas com quem o sultão dormia e praticava a poligamia. Aqui as mulheres eram escolhidas a dedo. O sultão valorizava muitíssimo a inteligência da mulher, sendo locais como este autenticas escolas onde o sexo feminino era instruído e incentivado ao desenvolvimento do intelecto. As mulheres escolhidas para casar eram quase sempre dotadas de inteligencia e perspicácia estando muitas vezes estas por detrás do "governo" do sultão.
  • Conta-se que apenas 1 homem, para além do sultão, entrou neste harém. Foi um inglês que foi chamada para montar um piano que havia sido encomendado mas com o qual não sabiam funcionar. Claro que a entrada só foi permitida após esvaziarem o harém.

Última paragem em Istambul: Grande bazar! Com mais de 4000 lojas no seu interior, em muito se assemelha ao bazar egípcio. Foi tempo de parar para umas comprinhas e no fim seguir para Ankara, a capital, que vos mostrarei amanhã!

E pronto! Por hoje é isto!

Gostaram? Dúvidas?

Ainda tenho toda uma Turquia asiática e lindíssima para vos mostrar. Parte II desta viagem está para breve!