domingo, 12 de agosto de 2018

Doce de maçã merengado




Ora então, bom dia minha gente!
Hoje cá estou com mais uma receita! Esta tenho que admitir que não é ultra saudável, mas é ultra fresca e tão mas tão boa! Para além de que metade do doce é à base de maçã e tentei reduzir um bocadinho o açúcar refinado!
Há anos que a faço e começou tudo com as maçãs riscadinhas do pomar do avô que não sabíamos que lhes fazer de tantas que eram! Esta foi a  (brilhante) solução)!
Ultimamente a receita andava assim mais esquecida. Foi um jantar de amigos cá em casa que me fez voltar a fazê-la e depois pensei "Tenho mesmo que a partilhar! Adoro-a, portanto vai ter mesmo que ser!".
Podem usar qualquer tipo de maçãs/pêros que tenham em casa. O merengue por cima vai dar aquele toque maravilhoso.

Experimentem e depois digam-me o que acham!


Ingredientes

 5 maçãs rainetas (pode ser outra qualidade que tenha em casa)
 2 pudins mandarim
 0,75L de leite vegetal
 Mistura de açúcar com Stevia Sidul q.b.
 6 ovos
 Óleo de côco q.b.









Preparação

 Comece por barrar um tabuleiro grande em pirex com óleo de côco e polvilhar com a mistura do açúcar com stevia.

 Agora descasque as maçãs e corte-as em cubos grosseiros. Distribua pelo pirex e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC, 15 minutos.

  Enquanto a maçã está no forno prepare o pudim mandarim: coloque 0,5L de leite ao lume até ferver. O pó das 2 embalagens de pudim coloque numa taça e misture com 2 colheres da mistura de açúcar+stevia e de seguida junte lentamente 0,25 L de leite frio (e tem mesmo que estar frio para não formar grumos), misturando com a colher até obter uma mistura homogénea. Quando o leite estiver a ferver (mantenha-se atento para que o leite não entorne) junte a mistura do pó que preparou antes e mexa bem até homogeneizar tudo. Apague o lume e reserve. 

 Retire a maçã do forno e adicione o pudim. Reserve.

 Prepare agora o merengue: separe as gemas das claras. Comece por bater as claras até ficarem em castelo. De seguida adicione 1,5 a 2 colheres da mistura de açúcar+stevia. Bata novamente até que obtenha um merengue muito brilhante e consistente.

 A seguir bata as gemas também com 2 colheres da mistura de açúcar+stevia (se preferir pode substituir por mel aqui), até obter uma mistura homogenea e aveludada.

Distribua as claras em montinhos pelo tabuleiro e leve ao forno mais 10 minutos (o suficiente até o merengue ficar douradinho.

 Finalmente retire o tabuleiro do forno e distribua a mistura das gemas por cima do merengue. Leve ao forno mais 10 minutos em resistência de cima (o tempo necessário para ficar douradinho por cima).

 Por fim retire do forno, deixe a arrefecer e leve ao frigorífico até ser hora de servir. É aquele doce que fresquinho cai que nem ginjas. 









Sem comentários:

Enviar um comentário