sábado, 18 de agosto de 2018

Bulgur de tomate e cogumelos




Ora então, depois de uma viagem à Turquia que receita é que eu tenho obrigatoriamente que partilhar? Receita de Bulgur, claro!
Para quem não sabe o Bulgur é um cereal integral, muito rico nutricionalmente, principalmente em fibra (que ajuda muito os nossos intestinos a funcionarem bem) e proteína, e que contém glúten!
Para quem anda atento às promoções, se bem se lembram ainda há pouco tempo no Lidl estavam produtos de origem Turca em destaque e um dos que lá existia era este cereal.
Apesar de ainda não vos ter contado aqui sobre esta maravilhosa viagem à Turquia (espero não demorar muito a fazê-lo) adianto-vos já que lá é muito típico acompanhar os famosos Kebabs (que não é mais do que carne grelhada num espeto giratório) com Bulgur de tomate...tipo este que vos trago hoje a receita mas com a diferença de que o meu tem mais sabor! Desculpem a presunção mas é que acho mesmo que é verdade!
É um acompanhamento muito simples e rápido de fazer e uma óptima forma de fugirem à típica massa e arroz.
Aceitam o desafio de experimentar?
Alguns amigos meus vieram cá a casa, comeram e gostaram! :D


Ingredientes

 1 cebola
 1 fio de azeite virgem-extra
 Sal marinho integral q.b. 
 2 cenouras grandes
 150g cogumelos brancos frescos
 210g polpa de tomate
 1 molho de salsa picada
 150g de bulgur
 1 colher de sopa de alho em pó
 Pimenta preta triturada no momento, q.b.
 1 colher de chá de caril
 1 colher de chá de açafrão das Índias
 1/2 colher de chá de Gengibre em pó









Preparação

 Comece por cozer o bulgur em água e sal. A água deve ser o dobro do volume que o bulgur ocupa na panela. Deixe ao lume, sem mexer, até que se comecem a formar "buracos" na superfície, deixando nessa altura de ver a água. Apague o lume, mexa com uma colher e reserve.

 Corte a cebola em pedaços e coloque numa frigideira com 1 fio de azeite e sal marinho integral. Deixe ao lume até a cebola amolecer.

 Corte a cenoura em pequenos cubos e adicione ao refogado. Deixe ao lume até a cenoura começar a ficar mais mole.

 Corte agora os cogumelos em pedaços e adicione ao preparado, junto com a polpa de tomate e a salsa picada. Deixe agora ao lume, com a tampa, 10 minutos.

 Finalmente adicione o bulgur já cozinhado e todas as especiarias a utilizar. Misture tudo, deixe ao lume mais 5 minutos e retire do fogo.

 Está pronto a comer. Bom apetite.







 


PS: O ramo ainda é o do dia da espiga que a mãe me deu! Deixei-o secar e tenho-o numa jarra. Não o meti atrás da porta...mas se calhar também resulta, não? xD


Sem comentários:

Enviar um comentário