sábado, 23 de junho de 2018

Crepe de espinafres, manga e abacate

Por estes dias tenho andado em estágio de pediatria, onde tenho assistido a consultas de diferentes áreas de intervenção dentro da saúde infantil! Ora uma das consultas a que tenho ido é a de risco cardiovascular, onde imaginem só...tratamos crianças (e acreditem que são mesmo muitas!) basicamente com obesidade, hipertensão arterial e hipercolesterolemia. 

E confesso que fico francamente preocupada com o que por vezes observo! Confesso que me assusto com o quanto algumas famílias são negligentes no que toca às compras que fazem para casa, ao que colocam na mesa e o quanto insistem em perpetuar maus hábitos de vida mesmo depois de uma conversa franca onde se ensinam truques para comer melhor e se explica o quanto a saúde da criança está a ser afetada neste contexto.

É extraordinário perceber que consulta após consulta, pais e filhos descrevem exatamente o que deve ser alterado e que erros alimentares estão a acontecer mas ainda assim os refrigerantes continuam a aparecer na mesa em vez da água, os legumes e a fruta continuam a ser uma inexistência e os croissants e bolicaos continuam a insistir em entrar na lancheira! 

E sim! Isto aborrece-me!
Porque enquanto adultos, tomarem uma decisão que afete a sua vida...ok! São maiores e responsáveis pelo que fazem! Agora... as crianças são o espelho do que lhes é ensinado e se os pais não tiverem o cuidado de ensinar e mostrar o que são bons exemplos, com uma grande probabilidade as crianças não vão alterar os seus hábitos! Se as bolachas, as batatas fritas, os croissants, os refrigerantes...não aparecerem na mesa (porque nem sequer chegaram a ser comprados!) então a criança simplementes não irá consumi-los! Simples! O paladar educa-se...ok?

Um dos erros mais frequentes e de fácil correção que tenho encontrado neste percurso é a inexistência de legumes às refeições! 

Seja em modo de sopa (e canja não é sopa!) ou de saladas cruas ou de legumes cozinhados...eles têm sempre que representar uma fracção significativa do prato! Sempre!
Portanto minha gente...aqui fica um exemplo de receita fácil e prática de cozinhar, altamente nutritiva e que poderá ser um excelente exemplo de acompanhamento numa refeição! Super leve...perfeita para o verão! Experimentem! 




Ingredientes

Para os crepes/panquecas
 2 ovos
 2 colheres de açúcar de côco
 1 colher de sopa de canela (opcional)
 1 chávena de bebida de arroz/côco
 1 chávena de farinha
 1 colher de sopa de mel
 75g de espinafres cozidos


Para a salada/recheio do crepe (para 4 crepes)
 2 mãos de rúcula
 1 manga (em cubos)
 1 abacate maduro (em cubos)
 8 tomates cherry
 Folhas de hortelã q.b.
 Folhas de coentros q.b.
 Sumo de 1 limão
 Flor de sal q.b.








Preparação


 Comece por preparar a massa dos crepes: bata os ovos com o açúcar de côco, bem batidos. De seguida coloque esta mistura dos ovos com o açúcar junto com os restantes ingredientes da massa dos crepes num liquidificador e triture tudo. 


 Agora, numa boa frigideira antiaderente, espalhe o equivalente a 1 concha no fundo da frigideira pré-aquecida e deixe o crepe cozinhar (sabe que está na altura de voltar o crepe quando este começa a fazer bolhinhas). Repita o processo até gastar a massa. Caso pretenda poderá conservar a massa no frigorífico para posteriormente cozinhar os crepes, no momento.

 Trate agora da salada: Simples! Corta os tomatinhos cherry em metades, a manga e o abacate em cubos e numa taça, delicadamente mistura tudo (todos os ingredientes da salada). 

 Finalmente recheia os crepes com a salada e está uma refeição saudável pronta a comer! Bom apetite!








1 comentário:

  1. Bom dia. é a primeira vez que intervenho num blogue, mas sim... este é especial, porque nos ajuda bastante em termos de refeições fáceis e saudáveis. A razão de vir "aqui" é para lhe perguntar se o açúcar aqui é mesmo essencial. Não porque seja anti-açúcar, mas porque me parece que ficará doce, ou não????

    ResponderEliminar