terça-feira, 29 de agosto de 2017

Açores |Pico|


Bem...ontem comecei a contar-vos sobre a viagem aos Açores (Link da foto-reportagem de ontem aqui) e claro que hoje vos vou acabar de falar deste belo passeio. Desta vez foca-mo-nos no Pico...e ida ao Pico sem a subida ao Piquinho não podia ser (e logo eu que gosto desses desafios :D ). Mas já vos conto tudo.

Voltamos ao 3ºdia: Fomos ver as baleias! Há várias empresas a dedicarem-se a este passeio...os preços...não são baratos (40-50€/pax) mas acho que vale muito a pena! Eu pelo menos adorei!
Chegámos lá cedinho (eram 8 e tal) e logo no inicio foi-nos dada uma explicação de que animais marinhos poderíamos encontrar, as suas características e o que os distinguia. O mais frequente, mas nem sempre possível (varia com os dias e as características da água, sendo que por vezes não se consegue observar nada): golfinhos, baleias, cachalotes! Equipá-mo-nos a rigor e lá fomos nós na nossa lancha, cerca de 20 pessoas.
O passeio durou umas 3 horas e vimos tudo a que tínhamos direito e até uma tartaruga marinha que por lá andava a passear. 








- Não se via o Pico nesse dia - 



- Golfinhos -






- Baleias -

Não tinha a mínima ideia de que de acordo com o local onde se encontra o orifício de respiração e o tamanho do "repuxo" podemos distinguir vários tipos de baleias. Para além disso fiquei super surpreendida ao perceber que há baleias mais pequenas que vão uns poucos minutos abaixo de água e voltam logo a seguir para respirar, enquanto outras, pelas profundidade enorme a que vão estão horas sem vir ao de cima para respirar e portanto vê-las pode tornar-se algo difícil! Valeram-nos os observadores que vão dando em tempo real as coordenadas para as encontrar.
Qualquer baleia tem sempre vários metros de comprimento e portanto era impossível fotografá-la completa! :P










- A tartaruga que por lá andava a passear -



Depois da visita às baleias, fomos visitar as lagoas!
Há várias ao longo do Pico. Nós fomos à Lagoa do Capitão, do peixinho e da Rosada... a do Capitão sem dúvida a favorita! :)
Pelo caminho vacas e bois ora na paisagem que nos rodeava, ora mesmo na estrada! (Tivemos um confronto com o boi da fotografia, olho a olho...mas o boi teve medo de nós, desistiu e foi embora! hahaha)


























4ºdia: tínhamos decidido subir o pico! É duro! Não é o caminho pedonal de percurso marcado que muita gente à partida imagina! Horas e horas (contem com 1 dia para esta actividade) a subir rochas e terrenos menos seguros e escorregadios. Devem ir bem preparados com roupa e calçado adequado, água e comida. O bastão ajuda bastante! 
O ponto de partida é a Casa da Montanha onde pagam 10€/pax e é-lhes fornecido um walkie-Talkie com GPS para que caso haja algum acidente possa ser comunicada a localização e pedido de ajuda. Antes de saírem para iniciar a subida é passado um video com todas as recomendações necessárias para a aventura. Ao longo do trajecto têm sempre rede telefónica disponível, excepto quando chegam à cratera para subir até ao piquinho. Há possibilidade de acampar no Pico.

- A subida -



- A cratera -



- O piquinho -

O piquinho é o ponto mais alto do Pico e está dentro da cratera. Se ao longo do percurso em geral o terreno é instável, então quando sobem ao piquinho definitivamente a inclinação aumenta e as pedras estão mesmo muito soltas! A vista lá de cima...compensa se não estiverem nuvens (que neste caso estarão muito acima das nuvens)...vêm as ilhas do arquipélago dos Açores e toda uma imensidão de água! É lindo!








- Madalena -

No 5ºdia aproveitámos para passear pela Madalena a pé. Nas fotografias: a igreja, as vinhas (Património mundial pela UNESCO) tradicionalmente com muros de pedra para protecção do ventos do mar agressivos, os moinhos bem típicos, e as piscinas naturais.
Entre uma boa conversa descontraída de amigos e um copo de vinho açoriano jantámos no Caffe 5, um espaço muito giro e bem decorado. Muito agradável!


- Igreja da Madalena -



- Caffe 5 -



- As vinhas e o Moinho -









- Piscinas Naturais -







6ºdia: o último. Tinha avião à tarde e por isso a manhã foi aproveitada para ir até às grutas de origem vulcânica. Não se paga nada mas deve fazer-se uma reserva prévia via mail. Ao longo da visita há uma guia que nos vai explicando o que estamos a observar e como se formou cada uma das estruturas que vamos vendo.




-  Grutas do Pico -













- A paisagem no regresso a casa -





E pronto! Foi assim a minha ida aos Açores - Terceira, Pico e Faial. É o que vos disse...adorei simplesmente! Respiram-se ares de calma e tranquilidade, as pessoas generosas de base habituadas a que pouca maldade ali chegue e a paisagem...natureza em bruto! Completamente!

Espero que tenham gostado e que se entusiasmem a ir!


Sem comentários:

Enviar um comentário