sábado, 26 de agosto de 2017

Bolinhas de grão, batata-doce e pistachio

Mais uma vez ausente do blog. Perdoem-me! Mas este tempo quente e estes dias lindos, depois de horas fechada num consultório onde mal dou conta das horas a passar, só me fazem querer sair para a rua assim que as folgas me permitem. 
Resultado...o blog é que paga! 
Ora hoje ainda vos trago uma receita do último workshop que dei com "Palato de Verão". (God! Ainda :O)
São umas bolinhas de grão e batata doce em cama de pistachio. São saudáveis e fáceis de fazer. Bem completas nutricionalmente já que encontram o hidrato de carbono complexo na batata doce, a proteína vegetal no grão e gorduras bem saudáveis dos frutos secos. 
O sabor...um toque agridoce pelo contraste do salgado da receita com o doce das tâmaras adicionadas ...mas se preferirem um sabor mais clean dispensem-nas e coloquem uma camada apenas de pistachios, sem as tâmaras.
Vamos à receita?




Ingredientes


Para as bolinhas
♥ 1 lata de grão bem escorrido
♥ 3 batatas doces (cozidas em água e sal)
♥ 1 mão de salsa
♥ 15 folhas de hortelã
♥ 1/2 colher de chá de cominhos
♥ 1/2 colher de chá de Açafrão das Índias em pó
♥ 1/2 colher de chá de alho em pó
♥ Pimenta preta q.b.
♥ Sal marinho integral q.b.

Para a cobertura
♥ 12 tâmaras
♥ 1 mão de nozes descascadas
♥ 1 mão de pistachios descascados

“o topping”
♥ Queijo fresco batido
♥ Sal marinho integral q.b.
♥ Pimenta preta q.b.
♥ 1 colher de chá de sumo de Limão

Cebolinho para decorar







Preparação

♥ Para as bolinhas, comece por se certificar que a batata-doce e o grão estão muito bem escorridos. Adicione todos os ingredientes das bolinhas num copo misturador e triture grosseiramente sem fazer um puré homogéneo… queremos alguma textura! Se necessário reajuste alguns temperos. Reserve no frigorífico durante pelo menos 1 hora.

♥ Agora numa 1,2,3 ou no copo misturador junte as nozes, as tâmaras sem caroço e os pistachios e triture tudo muito grosseiramente. Mais uma vez queremos alguma textura. Reserve também.

♥ Agora numa taça, adicione 2 colheres de queijo creme, o sumo de limão e tempere com sal e pimenta. Misture tudo com uma colher e reserve.

♥ Chegou então a altura de fazer a montagem da vossa entrada: Com a mistura de batata-doce e grão, forme várias bolinhas até esgotar a mistura. Entretanto envolva cada bola no granulado de noz, pistachio e tâmaras e finalmente por cima de cada bola coloque um montinho de queijo creme e cebolinho.

♥ Ficam lindos! Sirva e bom apetite!









Sem comentários:

Enviar um comentário