domingo, 22 de janeiro de 2017

Esparguete de curgete com legumes |Super Healthy|

Por estes dias, mal tenho partilhado receitas convosco. Dei-me conta que há um mês que não o faço. Muito tempo...
Mas voltei! E desta vez para ficar! :)

A receita que vos trago hoje é sem dúvida uma excelente opção de refeição, super saudável, equilibrada, com muito poucas calorias e melhor do que isso... mesmo super prática de fazer. 
Pois é! Quem é que já ouviu falar em zoodles?! Na prática não é mais do que o nome dado a esparguete de curgete (noodles de zucchini (curgete) = zoodles). Ou seja, só têm que comprar uma curgete assim direitinha e grandinha e com um cortador de Juliana (tipo um descascador mas com uma lamina recortada que corta em forma de tiras) ou uma mandolina ou um espiralizador fazer o vosso esparguete. A partir daí é muito simples de confeccionar e super rápido (não precisa mais do que 2 a 3 minutos ao lume) e podem escolher os acompanhamentos e ervas aromáticas que mais gostarem.
Para facilitar e porque estava na minha hora de almoço e precisava de me despachar, utilizei uma mistura oriental de legumes congelados, mas é claro que podem utilizar legumes frescos. 
Nutricionalmente encontram muita fibra e vitaminas nos legumes utilizados (incluindo no esparguete de curgete), alguns hidratos de carbono complexos na castanha e proteína nos cogumelos.
Espero que desfrutem tanto desta refeição como eu. Experimentem. Terão uma agradável surpresa.

NOTA: Eu usei um cortador de Juliana para fazer os noddles. Fácilmente o encontram em lojas de acessórios de cozinha.




Ingredientes


♥ 1 cebola

♥ 4 dentes de alho

♥ 1 fio de azeite

♥ 1/2 embalagem de mistura oriente Pingo Doce

♥ 200g de cogumelos marrom em quartos 

♥ 1 chávena de chá de castanhas congeladas 

♥ 1 curgete grande 

♥ Sal marinho integral q.b.

♥ Pimenta preta q.b.

♥ 1 colher de chá de alho em pó

♥ 1 colher de sopa de tomilho 

♥ 1 mão bem cheia de coentros frescos








Preparação


♥ Comece por cortar a cebola e o alho em finas laminas. Transfira-os para uma frigideira grande e adicione um fio de azeite e sal. Leve ao lume até que a cebola comece a amolecer, mexendo de vez em quando se necessário.

♥ Enquanto a cebola refoga levemente, lave bem a curgete e com o cortador de juliana corte fios de curgete no sentido do seu maior comprimento. Reserve.

♥ Ao refogado anterior adicione então a mistura de legumes oriental e as castanhas. Tempere com pimenta preta, alho em pó e tomilho. Deixe ao lume, com tampa, enquanto lava e corta os cogumelos em quartos.

♥ Junte agora os cogumelos e os coentros grosseiramente picados (sem desperdiçar os caules), reajuste temperos e deixe cozinhar.

♥ Quando a mistura de legumes estiver no ponto, adicione o esparguete de curgete e envolva tudo. Deixe-o cozinhar 2 a 3 minutos, sem tampa, e retire-os quando estiverem levemente cozidos, quase al dente. 

♥ Está pronto a comer. Sirva. E bom apetite.








Toda a decoração, loiça, talheres e copos...são da DeBORLA.


Sem comentários:

Enviar um comentário