segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

2017 começou em Trás-os-Montes |Fotografar para não esquecer|

Estávamos em 2016. Ainda. Rumámos ao norte, trás-os-montes para ser mais precisa. Seria ali que viríamos a por fim ao velho ano e de copo na mão brindaríamos ao que de bom e renovado o 2017 trazia, com toda a certeza, na sua bagagem.
De malas feitas, lá fomos nós (eu, a mãe, o pai e o mano) ao encontro do encanto que também o frio faz acontecer.

- A casinha (outrora escola primária) - O alojamento rural de Vales, perto de Alfândega da Fé - era renovada e amorosa. As gentes de ali, simpáticas - gostam de acolher quem de fora vem e brindam-nos com os seus produtos caseiros ao pequeno almoço. 

- O passeio!? Fez-se por Mirandela, Mogadouro, Vila Flor e Bragança. O nevoeiro quase uma constante. Paisagem branca e deslumbrante...muita vez! Friiiiioo...tanto! O termómetro contava abaixo de zero. 

- Na mesa de ano novo: comidinha boa. Fomos às compras, cozinhámos e brindámos. De entrada as alheiras de Mirandela e uns cogumelos grelhados tão mas tão bons. O prato principal... um caril de camarão de ir aos céus e voltar (e que conto trazer-vos a minha versão optimizada, já com tanto de sabor como de saudável). A sobremesa...o famoso leite creme da bimby. E txim-txim...o brinde fez-se com um espumante atenciosamente trazido na cesta do pequeno-almoço.

Vamos às fotografias!?


3 dias de caminho na serra e montanha entre estradas de curva e contracurva, o cenário (lindo, diga-se) era este. Vestido de branco.








"A escola". Garanto-vos que por dentro estava super fofinha e era muito espaçosa e bem equipada. A "lareira"...era sítio de presença certa! :)





- 1º dia -

A caminho de Mirandela, subimos acima de uma fina camada de nevoeiro. Que beleza, é só o que vos digo (mal sabíamos o que viríamos a encontrar mais tarde, com um por do sol à mistura!)! As fotos não mostram o que só os olhos, ao vivo, podem ver. Mas fica a tentativa.







- Mirandela -









O frio era tanto que lá tivemos que fazer o esforço de beber um chocolatinho quente! :P 









- Vila Flor -

Uma pequena vila, de raízes religiosas bem profundas, onde a igreja e o museu (bem apetrechado, construído com ofertas principalmente de residentes) são a principal atracção. Tivemos direito a visita guiada e tudo. Uma simpatia! (obrigada :) ) 
No fim o forno da vila foi paragem obrigatória para um pãozinho bem quentinho e mole.











Antes de sair de Vila Flor foi-nos dito que não podíamos deixar de visitar o santuário ali perto (a uns 5 Kms). Era quase noite...duvidámos se valia a pena a ida. Pois só vos digo...a vista é deslumbrante e com o por do sol então...sem palavras!















- Mogadouro -

Fomos à posta à Mirandesa. O restaurante que tínhamos em mente - A lareira, muito típico - encontrava-se fechado. Passámos ao plano B, o restaurante "Primavera". Fomos muito bem atendidos e estava óptima a posta! A sobremesa...aletria, típica da época e da região.







- 2º dia: a caminho de Bragança -









- Bragança -

Era véspera de ano novo, dia crítico portanto no que toca a abertura de monumentos e entidades públicas. 
Resigná-mo-nos a uma visita ao castelo, que era dos poucos monumentos abertos.
Tivemos uma agradável surpresa, pois não o imaginávamos tão bonito. Entre muralhas, casas de residentes, campos, igreja, café e restaurante.
A tasca do Zé Tuga, é de um ex-concorrente, o Luís, do Master-chef. :) 























E a nossa mesa de passagem de ano! :) Em jeito de improviso com o que por ali havia, acabou por ficar bem bonita e com comidinha deliciosa.










Já no 3º dia o passeio fui rumo a Trofa para um almoço com a família do Norte! :D Tão tão bom matar saudades! ;)

Passaram a correr estes dias, mas foram mesmo bons, ou não fosse a companhia das boas e das que dão mimo!
Quero mais! :D


Sem comentários:

Enviar um comentário