sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Snickers |mas saudável|

De vez em quando pelo meu trabalho lá fazemos uns acordos! É que os doentes volta e meia mimam-nos com os produtos lá das suas produções caseiras e nós claro...adoramos e agradecemos com um enorme sorriso!
Ora, um destes dias, um utente ofereceu a um colega meu um saquinho de pinhões...bons mas bons! Conversa para aqui conversa para ali diz-me ele " E se eu te desse o saquinho e tu metesses uma das tuas receitas em prática e depois trouxesses aqui para a malta provar?!".  Aceitei o saquinho e disse-lhe que "Combinado!".
Passaram-se uns tempos e lá então joguei mãos à obra. Não sabia exactamente o que queria fazer mas sabia que queria algo diferente do habitual e surpreendente. Decidi então que o desafio passaria por fazer um delicioso "Snickers" mas com ingredientes mais saudáveis!
Resultou tão mas tão bem e só vos digo que no trabalho foi bem gabado e apreciado! Disse-lhes que em breve meteria a receita no blog...e aqui está ela! 

PS: As fotografias não são as mais espectaculares mas acreditem em mim...vão ADORAR! E por favor...comam com moderação! :P




Ingredientes

♥ 1/2 batata doce grande cozida, escorrida e descascada

♥ 200g de tâmaras sem açucar adicionado e sem caroço

♥ 2 colheres de sopa bem cheias de manteiga de amendoim

♥ 1/3 chávena de pinhões

♥ 1/3 chávena de amendoins torrados com sal

♥ 200g de chocolate de leite sem adição de açúcar e com uma boa percentagem de cacau

NOTA: Para os intolerantes à lactose podem utilizar chocolate sem lactose ou com leite vegetal






Preparação

♥ Num recipiente triturador (tipo 1,2,3 ou robot de cozinha) junte a batata doce, as tâmaras e a manteiga de amendoim. Triture tudo até obter uma pasta bem em jeito daquele caramelo do snickers.

♥ Transfira a mistura para um recipiente e adicione os pinhões e os amendoins. Envolva bem com a ajuda de um Salazar/ colher de pau.

♥ Agora forre um tabuleiro com papel vegetal e transfira a mistura para esse tabuleiro, distribuindo uniformemente essa pasta de modo a formar uma camada com 1,5cm. 

♥ Entretanto num tacho, coloque o chocolate partido em pedaços e derreta-o em lume brando mexendo sempre sem o deixar queimar (se se sentir mais confortável, garantindo que não deixa queimar o chocolate, pode derrete-lo em banho maria). Uma vez derretido distribua-o por cima da pasta de caramelo do tabuleiro.

♥ Leve ao frigorífico e quando o chocolate começar a endurecer, com uma faca delimite logo os cortes das barrinhas (eu não fiz esta parte. Apenas cortei as barras no fim do chocolate já ter solidificado completamente o que fez com que este se partisse todo no momento de corte das barrinhas e não ficassem tão bonitas :( )

♥ Finalmente, já com a consistência certa, acabe de cortar as barrinhas e delicie-se com esta sobremesa! 







Sem comentários:

Enviar um comentário