quinta-feira, 22 de junho de 2017

Hambúrguers de Beterraba e Quinoa

Há muito que ando para partilhar esta receita convosco! Muito mesmo! É que esta receita tem história! :D
Algures em Fevereiro deste ano, recém chegada à USF (Unidade de Saúde Familiar) onde trabalho, contava-me o interno mais velho que fazia parte de uma iniciativa muito gira e que até então me era desconhecida! A fruta feia! Conhecem? 
Neste projecto, aquelas frutas e legumes que no supermercados não vão ter o mínimo sucesso de venda, porque são pequenotas e feiotas e vão passar completamente ao lado da cobiça do olho, são directamente reencaminhadas do produtor para uns cabazes, elaborados semanalmente e distribuídos pelos que estão inscritos no projecto.
A constituição destes cabazes varia de semana para semana e têm um preço super simpático! Podem escolher cabaz grande ou cabaz pequeno. 
Ora então...numa destas semanas diz-me o meu querido interno mais velho que lhe tinham saído umas beterrabas e que não iam merecer qualquer utilidade na sua cozinha já que o sabor a terra, como muitos descrevem, não era algo que simpatizasse com o seu palato. Disse-lhe que mas levasse! Trataria delas! O destino foi então estes deliciosos (acreditem!) hambúrguers de quinoa e beterraba e um bolinho que acabei por levar para o centro de saúde para partilhar com colegas (hei-de trazer-vos a receita).
Vamos à receita dos hamburguers?




Ingredientes

♥ 3/4 chávena de quinoa crua bem lavada

♥ 1 cebola média

♥ 5 dentes de alho

♥ 1 fio de azeite

♥ 1 beterraba média

♥ 1 cenoura grande

♥ Sal marinho integral

♥ Pimenta preta

♥ 1 lata de feijão vermelho

♥ 1 mão de coentros

♥ 2 colheres de sopa de cebolinho 

♥ 1 colher de chá de açafrão das Índias

♥ 1 colher de chá de caril 

♥ Alho em pó q.b. 








Preparação

♥ Comece por lavar bem a quinoa e coze-la em água e sal. Escorra-a e reserve.

♥ Corte em cubos a cebola e o alho e coloque num tacho com um fio de azeite e sal. Leve ao lume até que a cebola amoleça. 

♥ Rale agora grosseiramente a beterraba descascada e a cenoura (bem lavada e com casca) e adicione ao refogado de cebola e alho. Mantenha ao lume. 

♥ À parte triture grosseiramente com um garfo o feijão vermelho. Pique grosseiramente os coentros e o cebolinho. Junte tudo ao preparado anterior.

♥ Finalmente junte a quinoa cozida previamente e tempere com sal, pimenta preta triturada no momento, Açafrão, caril e alho em pó. Misture tudo e deixe ao lume mais um pouco. Reajuste temperos se necessário.

♥ Retire o preparado do lume e deixe arrefecer. Após a mistura ter arrefecido molde hamburguers e sirva com um molho de iogurte.

♥ Bom apetite! 








Sem comentários:

Enviar um comentário