Há muito que ando para partilhar esta receita convosco! Muito mesmo! É que esta receita tem história! :D
Algures em Fevereiro deste ano, recém chegada à USF (Unidade de Saúde Familiar) onde trabalho, contava-me o interno mais velho que fazia parte de uma iniciativa muito gira e que até então me era desconhecida! A fruta feia! Conhecem?
Neste projecto, aquelas frutas e legumes que no supermercados não vão ter o mínimo sucesso de venda, porque são pequenotas e feiotas e vão passar completamente ao lado da cobiça do olho, são directamente reencaminhadas do produtor para uns cabazes, elaborados semanalmente e distribuídos pelos que estão inscritos no projecto.
A constituição destes cabazes varia de semana para semana e têm um preço super simpático! Podem escolher cabaz grande ou cabaz pequeno.
Ora então...numa destas semanas diz-me o meu querido interno mais velho que lhe tinham saído umas beterrabas e que não iam merecer qualquer utilidade na sua cozinha já que o sabor a terra, como muitos descrevem, não era algo que simpatizasse com o seu palato. Disse-lhe que mas levasse! Trataria delas! O destino foi então estes deliciosos (acreditem!) hambúrguers de quinoa e beterraba e um bolinho que acabei por levar para o centro de saúde para partilhar com colegas (hei-de trazer-vos a receita).
Vamos à receita dos hamburguers?